Pnei e saúde Holística

1504 palavras 7 páginas
Introdução
No mundo atual as pessoas vivem diariamente se deparando com novas informações: com a pressão em relação à família, ao trabalho, enfim, na sociedade com um todo. Todas essas situações diárias levam de alguma forma ao estresse. O estresse é o conjunto de reações orgânicas em decorrência de diversas formas de agressões, exemplificadas por fatores físicos, traumáticos, psíquicos ou sociais, pelas quais um indivíduo pode passar, influenciando o equilíbrio das células nos seus mecanismos homeostáticos. O estresse é uma reação normal do organismo, mas que se não for encarada de forma tranqüila pode causar sérios riscos à saúde, prejudicando assim o funcionamento, principalmente, dos sistemas endócrino e imunológico, tornando-se prejudicial.
O sistema imunológico é composto por células, órgãos e moléculas responsáveis pela defesa do organismo às infecções. Ele tem como principal função o reconhecimento e a defesa contra macromoléculas que penetram no organismo isoladamente, ou como parte da estrutura superficial de um microrganismo. Quando ocorre algum tipo de infecção, o estado psicológico do indivíduo fica sensível. Caso a pessoa não consiga manter o controle (tendo pensamentos negativos sobre sua saúde), a tendência é piorar. Essa relação existente entre a psicologia e biologia (fisiologia), ou seja, entre a mente e o corpo vem sendo muito estudada, e recebe o nome de psicobiologia. Esse trabalho tem como objetivo mostrar a relação existente entre os sistemas imunológico e endócrino, com o emocional – psiconeuroendocrinoimunologia, destacando a importância dessa especialidade no estudo do estresse e suas conseqüências para o organismo.

O que é psiconeuroendocrinoimunologia ?
Psiconeuroimunologia (PNI) ou psiconeuroendocrinoimunologia (PNE) é o estudo das interações entre comportamento e os sistemas nervosos, endócrino e imunológico. Surgiu após percepção de que o sistema imunológico não trabalha de forma autônoma como inicialmente suposto.

Relacionados

  • Apostila de aromaterapia
    20419 palavras | 82 páginas