PNAE

Páginas: 8 (1855 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2014
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA





Márcia Velleda Macke
Suélen Manzke Leitzke




A IMPORTÂNCIA DO FUNDEB PARA A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE HULHA NEGRA










Vinícius Kercher
Hulha Negra
2014

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA




Márcia Velleda Macke
Suélen Manzke Leitzke





A NECESSIDADE DO TRANSPORTE ESCOLAR PARA AS ESCOLAS DA ZONARURAL DE HULHA NEGRA


Trabalho final de conclusão do Curso Competências Básicas no âmbito do Programa Formação pela Escola.



Vinícius Kercher




Hulha Negra
2014

RESUMO

Na Educação Básica, todos os alunos das áreas rurais têm direito ao transporte gratuito.
Em nosso município todos os alunos da zona rural utilizam o transporte escolar, muitos levantam de madrugada, ajudamseus pais no “tambo” e depois vão para a escola.
Programas do governo federal custeiam despesas com transporte, sobretudo das áreas rurais, mas, para municípios recursos ainda são insuficientes.
No campo, em especial, a oferta de transporte escolar é cada vez mais decisiva para o acesso e a permanência dos alunos na escola.
Os alunos de zona rural quando saem de sua comunidade e em especialsofrem bullyng e preconceito por parte de outros alunos da comunidade urbana.
O direito à educação exige escolas próximas e transporte escolar de boa qualidade
Palavra-chave: Transporte escolar, Direito, Educação básica.

















SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO............................................................................................05
2.DESENVOLVIMENTO................................................................................06
3. CONCLUSÃO..........................………………….................…………………09
6. REFERÊNCIAS……………………………………...............……………...….10
7. ANEXOS……………………………………………..............…………...……..11


















1. INTRODUÇÃO
O Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) foi instituído pela Leinº 10.880, de 9 de junho de 2004, com o objetivo de garantir o acesso e a permanência nos estabelecimentos escolares dos alunos do ensino fundamental público residentes em área rural que utilizem transporte escolar, por meio de assistência financeira, em caráter suplementar, aos estados, Distrito Federal e municípios.
Segundo essa afirmação, resolveu-se mostrar o que nos diz a lei e a realidadevivida atualmente em nosso município, visto que a grande maioria dos alunos utiliza o transporte escolar e vive em áreas rurais, necessitando deslocar-se da sua casa até a escola por um longo caminho,muitas vezes bastante cansativo.
Muitos professores e funcionários utilizam o transporte escolar como meio para chegar até a escola, porque nosso município não oferece linha de transporte coletivo,necessitando os professores e funcionários utilizar o transporte dos alunos.
Em nosso município não há monitores dentro dos transportes o que se faria necessário pelo número de alunos e sua segurança por desviarem a atenção do motorista e poder causar algum acidente. Até hoje os professores são considerados caronas no transporte, mas auxiliam os motoristas a cuidar dos alunos, pois, as estradas dechão esburacadas e dias de chuva pedem mais atenção dos motoristas.
De acordo com a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) foi aprovado o Projeto de Lei 3706/08, do deputado Renato Molling (PP-RS), que permite aos professores o uso do transporte escolar gratuito já oferecido aos alunos, desde que existam assentos vagos e que não haja alteração da rota.






2.DESENVOLVIMENTO

Na Educação Básica, todos os alunos das áreas rurais têm direito ao transporte gratuito. Nas áreas urbanas, os estudantes matriculados a mais de 2 km da escola também têm direito ao transporte escolar.
Nossa escola está localizada na zona rural do município de Hulha Negra – RS, por isso, necessita de transporte escolar para transportar nossos alunos que moram a quilômetros da escola e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pnae
  • Pnae
  • Pnae
  • Pnae
  • Pnae
  • pnae
  • pnae
  • PNAE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!