PMA Promoção

Páginas: 20 (4854 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
Sumário




1. Introdução.

Protocolo: 769271314223

Toda vez que vamos ao supermercado, hipermercado e etc. vemos variados tipos de produtos e inúmeras ofertas de um tipo de produto, mas o que nos chama mais a atenção, um produto que está exposto de forma diferente ou o produto que está exposto de forma comum, um produto que tem algum material que nos elucide quanto aos benefícios quepode nos trazer ou o produto que não nos trás nenhuma forma de elucidar alguma duvida? A resposta é obvia o produto com aspectos diferenciados vai conquistar não só a sua atenção como certamente será o produto que irá para o seu carrinho de compras
O Merchandising em conjunto com a propaganda pode gerar mais lucros não só ao PDV mais agrega valor ao produto que ali está exposto.
Propaganda,segundo Kotler e Keller (2003, p.284 apud Alves; Camarotto p.45) “é qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado”.
A propaganda é uma das partes mais importantes quando se fala em produto e consumidor, pois, é a propaganda que causa a proximidade entre ambos, dentro da propaganda existem ferramentas para tal objetivo. Nocaso apresentamos a ferramenta Merchandising, que por muitos ainda não é levado como uma ferramenta que pode agregar grandes valores, por justamente, ter um custo um pouco elevado, mas necessário, pois com toda certeza e conforme o ditado “a propaganda é a alma do negócio”.
Maranhão (2010) explica um pouco mais do surgimento do Merchandising:
O merchandising como hoje é conhecido surgiu como partedo próprio conceito de marketing, e intensificou-se com o surgimento do autosserviço nos Estados Unidos, na década de 30. Naquela época, as antigas lojinhas com balcão começaram a perceber o sucesso que as vitrines faziam. E, ao notarem que as mercadorias expostas eram muito mais compradas do que as não expostas, começaram a transformar todo o interior das lojas em verdadeiras vitrines, nas quaisse podia ver e escolher todas as mercadorias.
.
Alguns anos se passaram até os supermercados começarem a utilizar esta técnica para dar destaque a todos os produtos inseridos em sua loja se preocupando desde a alteração do layout, até prateleiras, corredores, disponibilidade de produtos e promoção. Com isso começam os esforços das empresas para promover seu produto através de materiaisgráficos, que informassem mais sobre seus produtos ou serviço oferecidos.
Com o passar do tempo o merchandising foi ganhando força no ponto de venda e cada vez mais as empresas vem investindo em novas maneiras de promover seu produto e atualmente o merchandising é uma ferramenta importantíssima e indispensável no marketing dos produtos e lojas.
Segundo Blessa (2005)
Pesquisas mostram que 85% das comprassão decididas dentro da loja na hora da compra, o que tem levado muitas empresas a aumentar sua verba em merchandising para garantir que todo seu esforço de meses em planejamento e divulgação não seja perdido naqueles segundos finais no PDV em que o cliente leva para decidir se levará seu produto ou o do concorrente.

Seguindo a linha de raciocínio de Blessa é dentro do ambiente do PDV que aspessoas decidem o que comprar, então cabe as empresas que ali expõe seus produtos, capitar a atenção do consumidor, por meio de ações que diferenciem o seu produto dos outros. Então surge a promoção de vendas aliada ao Merchandising, que acabam por captar juntos novos consumidores para o produto ao qual estão promovendo.

Quem destaca a importância destas ferramentas atualmente é Costa eCrescitelli (2003, p. 67):
A promoção de vendas e o Merchandising, ferramentas que compõe o Marketing Promocional são duas estratégias de Marketing e Comunicação, de grande efeito no processo de persuasão e de estímulo à venda e à compra de produtos / serviços. Durante longo tempo elas foram vistas como instrumentos mercadológicos aplicados somente para induzir o consumidor à aquisição do produto. Com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Promoção
  • Promoção
  • PROMOÇÃO
  • Promoção
  • Promoçao
  • promoção
  • Promoção
  • promoçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!