PM3 AulaTema05 resumo OK

1633 palavras 7 páginas
9 Resumo
9 Aula-tema 05: Planeje a avaliação

Segundo o Buck Institute for Education (2008), a Aprendizagem Baseada em
Projetos promove práticas de avaliação mais autênticas, experienciais, dinâmicas e não-padronizadas. São avaliações que capturam várias etapas do processo de ensino-aprendizagem, além do resultado final, não ficando circunscritas a este.
Para realizar esse tipo de avaliação, que tem uma amplitude muito maior do que as feitas tradicionalmente – principalmente quando se resumem às avaliações somativas – é preciso considerar que ela será fundamentada no desempenho e análise das habilidades exigidas para elaborar pensamentos de ordem superior. São avaliações que analisam as tarefas pertinentes para que o aluno elabore produtos de qualidade, além de um método de investigação através do qual os diversos conteúdos sejam integrados, possibilitando a produção de conhecimentos relevantes e úteis (BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION, 2008).
O professor é o grande responsável pela promoção da aprendizagem. Cabe, então, também a ele escolher as mais eficazes e eficientes formas de avaliar, compondo a melhor combinação de avaliações.
Pode parecer, assim, que a avaliação dentro da ABP se constitua como um fenômeno especial e muito diferenciado. Mas não é. Até mesmo os trabalhos tidos como “tradicionais” podem ser acolhidos dentro desse método de trabalho para que componham uma avaliação ainda mais ampla e bem-sucedida.
Segundo o Buck Institute for Education (2008):
Provas e trabalhos de pesquisa tradicionais ou redações podem ser facilmente incorporados à ABP. Ao mesmo tempo, os projetos devem incluir avaliações que capturem os resultados da ABP orientados ao processo. Muitas vezes, os produtos de um projeto visam atingir ambas as metas – medir conhecimento do conteúdo e habilidades.
(p. 59)

É por isso que um plano de avaliação precisa necessariamente abarcar diferentes avaliações ligadas aos resultados do projeto: os padrões de conteúdo, as habilidades e os hábitos

Relacionados