plutarco

Páginas: 2 (404 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Plutarco (depois de sua conversão em cidadão romano, Lucius Mestrius Plutarchus) é o nome de um filósofo e biógrafo grego, nascido em 46 e falecido na mesma cidade de Queroneia, (atual Kaprena,região da Beócia) Grécia, em 119. Passou a maior parte de sua vida nesta mesma cidade, tendo estudado matemática e filosofia na Academia de Atenas (a mesma concebida por Platão) sob a responsabilidade deAmmonius, mais tarde vindo a ocupar altos cargos públicos.
Viajou bastante pelo Mediterrâneo, passando pelas cidades de Esparta, Corinto, Patras, Sardes, Alexandria e duas vezes a Roma, onde, emdeterminado ponto, adquire a cidadania romana, passando a lecionar filosofia durante o reinado de Domiciano. Atuou também como preceptor (espécie de tutor e professor) do futuro imperador romano Adriano,ganhando posteriormente renome e prestígio nas cortes deste e na do imperador Trajano.

Plutarco deixou uma obra variada, de cerca de 230 livros, dos quais a grande maioria sobreviveram até nossosdias em versões integrais. O seu período mais prolífico é o da época de seu regresso a Queroneia, após a exitosa vida profissional em Roma. É importante ressaltar a grande variedade de assuntosabordados por Plutarco em sua obra, abordando desde ensaios sobre a obra de Platão, retórica e religião, passando por comparações entre a inteligência dos animais e dos homens. Merece destaque a obradenominada Bioi Paraleloi, ou Vidas Comparadas ou ainda Vidas Paralelas, que consiste numa coletânea de 64 biografias de vultos gregos e romanos, incluindo entre estes, personagens lendários (ou pelo menos deexistência hoje incerta), sendo abordados aos pares, como por exemplo, Alexandre e César, Demóstenes e Cícero, Péricles e Fábio Máximo, entre outros. Tal obra é de suma importância para se ter umamelhor visãosobre o panorama da antiguidade clássica.

No seu regresso a Queroneia, é eleito arconte (membro da assembleia de nobres da antiga Atenas). Em 95 é nomeado sacerdote do templo de Apolo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plutarco
  • Plutarco "como ouvir"
  • Plutarco (Vida de Tibério)
  • Plutarco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!