Plurasimos juridico

857 palavras 4 páginas
Curso de Direito/Filosofia

Fundamento no Pluralismo Jurídico

O pluralismo jurídico consiste em um conjunto de princípios que designa a existência de mais de uma realidade de múltiplas formas de ação pratica e da diversidade de campos sociais com a particularidade própria, ou seja, envolve o conjunto de fenômenos autônomos e elementos heterogêneos que não se reduzem entre si. O pluralismo sempre existiu nas sociedades, a dinâmica social sempre produziu. Até hoje normas ou procedimentos para a regulação social , independente da elaboração das leis ou normas estatais .No pluralismo e fundamental a participação da sociedade nas relações que as envolvem , a fim de incessantemente buscarem a ordem mais satisfatória do bem estar e pacificação , seja em qualquer sociedade o direito está intrinsecamente inserido para promover a solução dos conflitos.
Quando a sociedade está insatisfeita com a aplicação do direito estatal e a fim de proporcionar meios para satisfação dos conflitos e que surgem os direitos paralelos, de aplicação social eficácia imediata, restritiva criados pela própria sociedade , configurando-se assim o pluralismo jurídico.
Mesmo previsto em lei, vários tipo de direitos e garantias fundamentais do individuo não são respeitados, mais acontece que grande parte da população não possui condições de lutas pelos direitos básicos, e em muitos casos uma digna qualidade de vida .Vemos constantemente princípios constitucionais sendo desrespeitados pelos agentes do estado , os quais deveriam zelar pelo bem estar dos cidadãos .
Os grupos sociais apresentam formas diversificadas de vida, novos padrões vão se criando para atender as necessidades básicas dos indivíduos que a cada dia buscam incansavelmente a dignidade da pessoa humana . A convivência social torna-se complicada demais, pois cada

Relacionados