pluralidade

Páginas: 3 (551 palavras) Publicado: 16 de março de 2014
Compondo a pedagogia do “ signo e do gesto”, a ginastica ganhou espaço e se formou especifica de treinamento do corpo e da vontade deste homem novo que se desejou criar ao longo de todo o séculoXIX.
O corpo devia ser moldado pelo uso de tipos de aparelhos que se destinavam a corrigir e melhorar posturas consideradas inadequadas do ponto de vista medico , ortopédico e estético. Conforme observaA.Corbin as mães burguesas desejavam consertar o corpo de suas filhas que não se enquadravam no padrão através de terríveis aparelhos como o uso da cruz de ferro que mantem o dorso rígido.
Na metadedo século XIX predomina nos estudos do corpo o chamado modelo energético proposto pela termodinâmica, que é um sistema de força e em seguida com um motor, que serve para o adestramento do corpo queespecializa a modelagem, nesta ação o instrumento mais adequado é a Ginastica, que não era mais restrita aos militares, e já havia atingido os civis.
A ginastica francesa foi totalmente renovada e apartir de um conjunto de trabalhos específicos. Vícios posturais e doenças pulmonares foram combatidos com series especificas de exercícios físicos, desenvolvidos pela ginastica cientifica. Nesteperíodo foi iniciada pesquisas que resultaram em propostas de exercícios específicos para mulheres. Assim a ginastica passou a ser um remédio para os males que atingia a sociedade.
A ginastica francesa noséculo XIX surgiu baseada na ciência e voltada a vida civil, a ginastica esteve ligada a uma personagem emblemática e contraditória. O coronel espanhol deportado para a França Francisco Amoros semostrou plenamente identificado com a França que restaurara a monarquia, essa escolha politica fez com que ele recebe-se apoio oficial do governo francês, que acabaram por definir os rumos iniciais daginastica cientifica francesa.
Amoros se inspirou nas ideias pedagógicas do Suíço Jean Henri Pestalozzi que acentuava a necessidade de exercícios físicos como formação não somente física mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pluralidade
  • O Que Pluralidade
  • Pluralidade
  • Pluralidade
  • PLURALIDADE
  • Pluralidade
  • Pluralidade
  • Pluralidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!