Pluralidade Cultural

Páginas: 5 (1004 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2013
PLURALIDADE CULTURAL

A temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à critica as relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira.
Por trabalhar com a diversidade humana, comporta umaampliação de horizontes para o professor e para o aluno, oferecendo elementos para a compreensão de que respeitar e valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas sim, respeitá-los como expressão da diversidade, respeito que é, devido a todo ser humano, por sua dignidade intrínseca, sem qualquer discriminação.
O Brasil não é uma sociedade regida pordireitos, mas privilégios. Os privilégios, por sua vez, assentam-se em discriminações e preconceitos de todo o tipo: socioeconômico, étnico e cultural. Apesar da discriminação, da injustiça e do preconceito, o Brasil tem produzido também experiências de convívio e da interetnicidade, a reelaboração das culturas de origem, constituindo algo intangível que se tem chamado de brasilidade, que permite acada um reconhecer-se como brasileiro.
Historicamente, registra-se dificuldade para se lidar com a temática do preconceito e da discriminação racial/étnica. Na escola, muitas vezes, há manifestações de racismo, discriminação social e étnica, por parte dos professores, de alunos, da equipe escolar, ainda de maneira involuntária ou inconsciente. Essas atitudes apresentam uma violação da legislaçãoanti discriminatória (Constituição Federal de 1988), aonde se diz que discriminação racial é crime. E são essas atitudes que se tornam obstáculos ao processo educacional, pelo sofrimento e constrangimento a que essas pessoas se veem expostas.
Mudar mentalidades, superar o preconceito e combater atitudes discriminatórias são finalidades que envolvem lidar com valores de reconhecimento e respeitomútuo, o que é tarefa para a sociedade como um todo.
O educador está sujeito a uma escolha inevitável – ainda que inconsciente - quanto a ser agente privilegiado da expansão ou da contração, do preconceito e da discriminação. Portanto, embora não caiba à educação, isoladamente, resolver o problema da discriminação em suas mais perversas manifestações, cabe-lhe atuar para promover processos,conhecimentos e atitudes que cooperem na transformação da situação atual.
O reconhecimento da complexidade que envolve a problemática social, cultural e étnica é o primeiro passo. Tal reconhecimento aponta a necessidade de a escola instrumentalizar-se para fornecer informações mais precisas para questões que vêm sendo indevidamente respondidas pelo senso comum, quando não ignoradas por um silenciosoconstrangimento.
Esta proposta traz a necessidade imperiosa da formação de professores no tema da Pluralidade Cultural. Provocar essa demanda especifica, na formação docente, é exercício de cidadania.
Pela dificuldade do tema, há que se lidar com cuidado, para garantir um tratamento objetivo e compreensivo daqueles aspectos considerados mais relevantes em cada região, localidade, escola, classe.A elaboração de propostas de trabalho pedagógico sobre este tema encontra dificuldades. Propostas da Organização das Nações Unidas (ONU), por intermédio de suas agencias, têm procurado trazer contribuições para que se desenvolva uma “Cultura da Paz”, no âmbito da escola, baseada em trabalhos sobre tolerância, conceito adotado pela ONU como marco referencial no processo de construção doentendimento, do respeito mútuo, da solidariedade. Essas iniciativas, contudo, são ainda incipientes e têm caráter apenas indicativo, pois apresentam-se como um apelo em prol do estabelecimento de novas bases de convivência local, nacional, regional e mundial.
No caso do Brasil, algumas iniciativas já trataram da temática em projetos específicos e, em geral, pontuais. Há estudos desenvolvidos acerca de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pluralidade cultural
  • Pluralidade cultural
  • PLURALIDADE CULTURAL
  • Pluralidade cultural
  • Pluralidade cultural
  • Pluralidade cultural
  • Pluralidade cultural
  • pluralidade cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!