Plsnejamento estratégico ou gestão estratégica

2450 palavras 10 páginas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OU GESTÃO ESTRATÉGICA?
A única certeza do planejamento é que as coisas nunca saem (exatamente) como planejado.
(Lúcio Costa, com adaptações)
Walter Justus
Muito se tem discutido atualmente sobre a necessidade das empresas ou organizações1 adotarem um planejamento estratégico.
Alguns especialistas do tema criticam a realização deste planejamento, argumentando que normalmente são lentos, complexos e de difícil execução.
Justificam que hoje, com a globalização “instantânea”, os processos têm que ser ágeis, flexíveis e com rápidas mudanças, quase online. Em resumo, defendem que o planejamento tem que ser praticamente diário.
Entretanto, outros autores acreditam que o planejamento estratégico deve continuar sendo realizado, mantendo suas características básicas e que este processo é fundamental para o sucesso de qualquer organização.
Qual destas duas correntes é a correta? Afinal, um planejamento estratégico é importante para o sucesso empresarial? A busca de uma resposta coerente a estes questionamentos é exatamente o objetivo principal deste trabalho.
O que é um planejamento estratégico?
Para melhor compreensão, é necessário o entendimento de alguns conceitos, como estratégia e planejamento.
O termo estratégia tem sua origem no meio militar, onde significava, de maneira geral, a arte de vencer uma guerra. Tornou-se célebre a obra de Sun Tzu, “A
Arte da Guerra”, idealizada no século V a.C., na qual preconizava o emprego de ações estratégicas que foram utilizadas na época. A importância desta obra pode ser constatada nos dias de hoje, tanto nas forças armadas, como na sua adaptação para o meio empresarial.
Apenas para consolidar estas afirmações, é apresentada a seguir uma frase significativa de Sun Tzu em sua versão original e em uma versão adaptada ao seu emprego nos planejamentos empresariais:
Sun Tzu (versão original)
Uma versão adaptada ao meio empresarial “Quando você conhece o seu inimigo e a si próprio,

Relacionados