Plof pluft nhok

525 palavras 3 páginas
A Teoria da Expectativa busca explicar como as recompensas levam a determinados comportamentos, focalizando estados cognitivos interiores que provocam a motivação. A elaboração da teoria da Expectativa, modelo de motivação desenvolvido por Vroom (1964) é uma teoria ampla sobre motivação que tenta explicar os determinantes das atitudes e dos comportamentos no local de trabalho.
Motivação para ele é uma força que impulsiona o indivíduo para certo comportamento, é uma função multiplicativa da expectativa, ou seja, a probabilidade subjetiva sentida de que aquele resultado irá ocorrer. Os três principais conceitos subjacentes à esta teoria são os de Valência, Instrumentalidade e Expectativa.
Segundo Vroom, a motivação da pessoa para escolher uma das alternativas dependeria de 3 fatores: 1. Do valor que ele atribui ao resultado de cada alternativa (que ele chama de “valência”); 2. Da percepção de que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação (que ele chama de “instrumentalidade”); 3. Da expectativa que ele tem de poder obter cada resultado (que ele chama de “expectativa”).
Assim, para que uma pessoa esteja "motivada" a fazer alguma coisa é preciso que ela, simultaneamente:
Em termos de uma equação, essa definição poderia ser escrita da seguinte forma:
Motivação = [expectativa] X [instrumentalidade] X [valor]
O que significa que todos os termos têm que ser maiores do que zero (nenhum dos fatores pode estar ausente).
Assim definido, a motivação é nula quando no caso em que não existe qualquer expectativa em atingir o resultado. Da mesma forma, ocorre desmotivação sempre que a valência é negativa, isto é, quando a pessoa prefere não atingir o objetivo.

Valor
As diferentes compensações ligadas às alternativas A, B e C terão diferentes valores (valências) para uma pessoa. Um novo emprego, por exemplo, poderá ter como valores positivos um maior salário e uma maior visibilidade e poderão ter como valor negativo uma carga maior de trabalho

Relacionados