pLNO DE NEGOCIO PARA ABERTURA DE EMPRESA

1075 palavras 5 páginas
Como Elaborar um Plano de Negócios
A
o pensar em procurar um parceiro de Capital de Risco, um empreendedor necessita de estruturar a sua ideia, de uma forma clara, atraente e rigorosa.
Para cada potencial empreendedor, a sua ideia parece-lhe - e bem! - a melhor e a mais prioritária de todas. No entan- to, é importante começar por notar que para eventuais investidores e nomeadamente para as Sociedades de Capital de Risco, ela aparecerá inicialmente como “apenas mais uma” entre centenas de ideias e sugestões que recebem.
É
portanto essencial que a ideia e/ou projecto seja bem definida e bem apresentada, de forma a poder ultrapassar todas as fases típicas de análise e apreciação e receber uma apreciação final baseada no seu real potencial. O processo e formato tradicional para garantir este fim passa pela elaboração do que normalmente se designa por um
Plano de Negócios
.
Existem inúmeras fontes e análises sobre estudos de avaliação de empresas, planeamentos estratégicos, modeliza- ção financeira, etc. Não pretendemos aqui descrever um manual teórico de elaboração de Planos de Negócios, sumarizar todos eles nem defender uma aproximação específica sobre outras.
Pretendemos, com este documento, providenciar a informação relevante para que um empreendedor possa estruturar um Plano de Negócios claro e eficaz, incorporando as tendências e técnicas mais usadas e mais r espeitadas nos pr ocessos de avaliação mas de uma for ma simples e acessível a todos.
O
processo é fácil, se bem organizado. Atreva-se!
O
que é um Plano de Negócios?
Um
Plano de Negócios é um Plano base, essencial para a estruturação e defesa de uma nova ideia de negócios.
Deve ser um Plano que se foque nas linhas essenciais do projecto, que defina a alocação dos vários tipos de recursos, que esteja concebido para concretizar a ideia que se pretende implementar e para solucionar os pr oblemas que inevitavelmente apar ecerão. Infelizmente, a maioria das pessoas pensa num

Relacionados

  • Trabalho
    2442 palavras | 10 páginas
  • Manual De Orientacoes Metodologicas Vol3 1
    10840 palavras | 44 páginas
  • Debora Winicki Vaghetti
    18419 palavras | 74 páginas
  • Manual da delinquência Juvenil
    71598 palavras | 287 páginas