Plits Plof

1779 palavras 8 páginas
Antes de 1940 – Ada Lovelace
Antes da criação dos computadores elétricos as linguagens eram apenas códigos. Entre os anos de 1842 e 1843, Ada Lovelace desenvolveu algoritmos que permitiam a máquina analítica de Charles Babbage computasse valores de funções matemáticas, considerado por alguns historiadores como o primeiro programa de computador do mundo.
Herman Hollerith, percebeu que poderia codificar informações em cartões perfurados, então, começou a codificar os dados do censo de 1890 em cartões perfurados.
É difícil identificar qual foi a primeira linguagem de programação criada. No início, as restrições de hardware definiam a linguagem.
Os anos 1940[editar | editar código-fonte]
Na década de 1940 os primeiros computadores elétricos, reconhecidamente modernos, foram criados. A velocidade limitada capacidade da memória forçava os programadores a escrever a mão economicamente programas em linguagem de montagem (linguagem de máquina). Logo se descobriu que a programação em linguagem assembly exigia um grande esforço intelectual e era muito sujeita a erros.

Em 1948, Konrad Zuse 2 publicou um artigo sobre a sua linguagem de programação Plankalkül. No entanto, esta não foi implementada em sua época e suas contribuições originais foram isoladas de outros desenvolvimentos.

Algumas linguagens importantes que foram desenvolvidas durante este período incluem:

1943 - Plankalkül (Konrad Zuse)
1943 - ENIAC coding system
1949 - C-10
Os anos 1950´s e 1960´s[editar | editar código-fonte]
Na década de 1950 as primeiras três linguagens de programação modernas, cujos descendentes ainda estão em uso difundido hoje foram concebidas:

FORTRAN (1954), a "FORmula TRANslator", inventada por John Backus e outros.;
LISP, a "LISt Processor", inventada por John McCarthy e outros.;
COBOL, a COmmon Business Oriented Language, criada pelo Short Range Committee, com grande influência de Grace Hopper.
Outro marco na década de 1950 foi a publicação, por um comitê de

Relacionados