plimnetro

310 palavras 2 páginas
Os polímeros naturais podem ser divididos em dois grupos distintos denominados de polímeros de adição e condensação.

Polímeros de condensação
Os polissacarídeos e as proteínas são polímeros de condensação obtidos a partir de monossacarídeos e aminoácidos, respectivamente.

Polissacarídeos

Os polissacarídeos podem ser a celulose, o amido e o glicogênio, tendo em vista que são retirados através da polimerização dos monossacarídeos, a sua fórmula é C6H12O6. O principal polissacarídeo é a sacarose, popularmente conhecida como açúcar.
Os polissacarídeos são formados a partir da junção de muitas moléculas de monossacarídeos.

n C6H12O ____________ (C6H10O5)n + (n – 1) H2O glicose ____________ amido, glicogênio e celulose

O amido é importante em nossa alimentação, ele é fonte de carboidratos encontrados em alimentos como cereais, algumas raízes, batata, trigo, arroz, milho, mandioca e cevada.
O polissacarídeo encontrado em abundância na natureza é a celulose.

Proteínas

Proteína nada mais é que polímeros gerados através da condensação de α-aminoácido, as proteínas se encontram inseridas em todas as células vivas, algumas são responsáveis pelo aparecimento de fibras musculares, cabelo e pele, já as enzimas atuam como catalisadores nas reações que acontecem no organismo, também existem proteínas que têm função de regular o metabolismo e que contribui no sistema imunológico.

Polímeros de adição A borracha natural é um polímero de adição, ela é obtida da árvore Hevea brasiliensis, que é uma árvore típica da região Amazônica e popularmente conhecida como Seringueira. A extração da borracha é simples, é feita uma incisão (corte) no caule e em seguida se obtém um líquido branco denominado Látex, que se transforma em borracha.
O monômero da borracha é o 2-metilbuta-1,3-dieno:

Relacionados