Plenajamento estratégico

2504 palavras 11 páginas
O PROCESSO DE FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS NAS ESCOLAS DE PLANEJAMENTO DESCRITIVAS: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

Flávia Adriana Santos Rebello1

RESUMO
Este artigo busca identificar as principais características e críticas das Escolas de Planejamento Descritivas, traçando um paralelo entre elas na busca de semelhanças e divergências quanto ao processo de formulação de estratégias.

Palavras-chave: escolas de planejamento, estratégia.

ABSTRACT
The main of this article is to identify the characteristics of and comment upon descriptive planning schools, delineating a comparative and looking for similarities and differences about the process of strategies formulation.

Key-words: planning schools, strategy.

1. INTRODUÇÃO
Muito se tem falado a respeito dos métodos para formulação de estratégias com base nas dez escolas de planejamento apresentadas por Mintzberg (1990). Classificadas como prescritivas – aquelas que se referem a como as estratégias deveriam ser formuladas e não como elas realmente se formam – e as descritivas, que enfocam os aspectos específicos do processo de formação de estratégia, sendo menos interessadas no ideal prescrito no comportamento estratégico, mas sim na descrição de como as estratégias de fato são feitas.
Assim, este estudo busca apresentar semelhanças e diferenças entre as escolas consideradas descritivas, grupo do qual fazem parte as Escolas Empreendedora, Cognitiva, do Aprendizado, do Poder, Cultural e Ambiental.
Desta forma, a primeira parte deste artigo aponta as características principais de cada uma das escolas, seguidas por uma análise das principais críticas às escolas, concluindo com um comparativo entre elas na busca de aspectos semelhantes e divergentes a fim de promover um melhor entendimento da questão quando se observa o comportamento de algumas organizações.

2. CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS DESCRITIVAS

2.1 A Escola Empreendedora A Escola Empreendedora dita que a formação da estratégia é vista como um

Relacionados

  • Desenvolvimento de recursos humanos
    1542 palavras | 7 páginas
  • PIM IV UNIP
    17455 palavras | 70 páginas