PlayNice

2801 palavras 12 páginas
GABRIEL MOUTINHO
CESAR RABELLO
GABRIEL CASSEL
PROJETO DE PESQUISA
AQUECIMENTO SOLAR DE BAIXO CUSTO E O MEIO AMBIENTE
Universidade Feevale
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas

Prof. Sueli Cabral

Novo Hamburgo
2013
SUMÁRIO
AQUECIMENTO SOLAR DE BAIXO CUSTO 3
1.1 TEMA 3
1.2 JUSTIFICATIVA 3
1.3 PROBLEMA 3
2 OBJETIVOS 4
2.1 GERAL 4
2.2 ESPECÍFICOS 4
3 METODOLOGIA 4
4 FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA 5
8 CRONOGRAMA 9
9 ORÇAMENTO 9
REFERÊNCIAS 10
APÊNDICES 11
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa 11

AQUECIMENTO SOLAR DE BAIXO CUSTO
1.1 TEMA
Fazer com que o sistemas de aquecimento solar fique mais em conta para o consumidor, através dos seus benefícios ao meio ambiente.
1.2 JUSTIFICATIVA
Escolhemos o tema do aquecimento solar de baixo custo, porque os sistemas deste tipo de aquecimento disponíveis no mercado atualmente estão fora da realidade da população. O custo de compra e instalação do produto impossibilita a maioria da sociedade de obter o mesmo. Mesmo levando em conta os benefícios que seriam adquiridos com o passar do tempo, como, por exemplo, o baixo consumo de energia elétrica, que em alguns anos reverteria em lucro, ainda assim o preço inicial do produto acaba não permitindo a compra à muitos cidadãos, como diria Bernard Laponche (2007, p.71-83), o desenvolvimento sustentável não é compatível com o paradigma energético atual. Ainda poderíamos estar trocando uma energia que atualmente usamos não renovável e começaríamos a estar usando uma energia pura e renovável o sol.
Um estudo com este propósito tem como objetivo, proporcionar aquecimento solar aos que não possuem condições de obtê-lo no preço atual. É importante frisar que o aquecimento solar é algo um tanto quanto recente no mercado, mas também, que seu uso diminui muito o consumo de energia elétrica, o que faz diferença no orçamento mensal do consumidor possibilitando o uso da população em geral.
Somos acadêmicos da Universidade Feevale, no qual estudamos a energia

Relacionados