playboy

Páginas: 22 (5354 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
Ceará





Aluno: Douglas Dias Firmeza.
Ano/turma: 2t1


Monumentos históricos


No ceará, os primeiros monumentos históricos estão vinculados ao ideário monárquico e retratam algumas lutas da pátria: guerra do Paraguai, abolição da escravatura, centenário da independência, que se materializaram através da edificação de alguns monumentos, estátuas e bustos.
Exemplo:

Estátua dogeneral Tibúrcio da Praça do mesmo nome, também conhecida por Praça dos Leões. Foi a primeira estátua de Fortaleza, inaugurada em 8 de abril de 1888.


No dia 1° de maio de 1929 foi inaugurada a estátua de José de Alencar no centro da Praça Marquês do Herval.











Danças

-Torém

É uma dança de origem indígena, composta por 20 pessoas, homens e mulheres, que semovimentama sob o ritmoaguaim. É designado também um chefe para o grupo.



- Caninha verde
Com origem em Portugal, esse ritmo chegou ao Brasil no período dos engenhos de açúcar. Essa dança é muito comum nas colônias de pescadores e tem entre seus passos a figura do casamento dos sertanejos, os cordões e os mestres.



- Dança do coco

Também pode ser chamada de pagode, bambelô e zambê. Oshomens e mulheres que participam fazem uma roda e apenas uma pessoa fica no centro. A dança utiliza instrumentos musicais como os ganzás, pandeiros e caixas. Os dançarinos realizam passos ritmados e utilizam batidas e umbigadas durante a dança. As pessoas dançam e cantam músicas como as emboladas e as sextilhas.



 - Maneiro pau
Essa dança surgiu no interior do Ceará, provavelmente porinfluência dos cangaceiros. Os dançarinos portam pedaços de madeira que são batidos no chão seguindo o ritmo das músicas que são cantadas pelos participantes.
Teatro

O Teatro da Ribeira dos Icós ainda não havia aberto suas portas, quando, em Fortaleza, assistiu-se as movimentações iniciais no sentido de construir um teatro para a cidade. As histórias do tortuoso trajeto são contadas por RicardoGuilherme, ator, diretor e pesquisador da história da artes teatrais no Estado, em seu infelizmente raro "História do Teatro: 1880 e 1910" (1981).

Foi em 1858 que a administração da Província do Ceará decidiu comprar um terreno para fixar uma casa de espetáculos pública. O teatro-monumento de Icó só ficaria pronto dois anos mais tarde, e demorou muito para ver nascer outro de seu gênero, na distanteCapital.

Seis décadas se passaram até que, em 17 de junho de 1910, o Theatro José de Alencar fosse inaugurado, de frente para a antiga Praça Marquês de Herval (depois rebatizada, para, assim como o teatro, homenagear o nome mais célebre das letras cearenses). Coube ao governador Nogueira Accioly, garantir que o TJA deixasse de ser bruma. Em 1904, na gestão de seu aliado Dr. Pedro Borges, foipromulgada a lei que determinava a construção do teatro. As obras tiveram início em 1908, primeiro ano da nova gestão de Acioly.
Homenageado na grande noite, Acioly abriu a programação de inauguração que, curiosamente, não contou como nenhum espetáculo de artes cênicas. Sob a regência do maestro italiano Luigi Maria Smido, a Banda Sinfônica do Batalhão de Segurança do Estado executou a protofonia daópera "O Guarani", de Carlos Gomes. A noite teve ainda apresentações dos cantores Porfírio Santos, Maria Amélia Jorge, Joana Ugolini Santos, da violinista Esther Gondim e da pianista Olímpia Bastos. Teatro mesmo só passou pelos palcos do TJA em setembro de 1910. A primeira montagem foi a comédia "O Dote", de Arthur Azevedo, encenado pela Companhia Lucilía Perez, do Rio de Janeiro.



CinemaNo dia 1º de abril de 1910, o Cinema Rio Branco, exibia o documentário "A Procissão dos Passos", com o destaque na publicidade para o fato de ser este "o 1º filme rodado no Ceará". Além dessa informação, não temos nenhum outro esclarecimento. Desconhecemos quem o teria feito, se algum conterrâneo ou algum cineasta visitante que aqui tenha aportado. Um segundo filme produzido em nossa terra,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • playboy
  • Trabalho Da Playboy
  • Detonado playboy
  • Estudo de Caso
  • A História da Revista Playboy
  • Materia revista playboy
  • trabalho sobre a playboy
  • A Semiótica e a Comunicação Comparada em Campanha da Playboy

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!