Platelmintos(esquisostomose)

350 palavras 2 páginas
Platelmintos
Sabemos que os platelmintos são vermes dotados de corpo geralmente achatado dorsoventralmente. Assim, a superfície do corpo é consideravelmente maior do que o volume, fato que acarreta evidentes vantagens para o animal na aquisição e distribuição de gases respiratórios, compensando a ausência de sistemas respiratório e circulatório no grupo.
Além disso, os platelmintos são os primeiros animais triblásticos, ou seja, possui a mesoderme, um terceiro folheto germinativo. Embora triblásticos, são acelomados, isto é, destituídos de cavidade geral do corpo, com a mesoderme preenchendo totalmente o espaço entre a ectoderme e a endoderme.
Os platelmintos podem ter vida livre, sendo encontrados na água doce e salgada ou em terra úmida; muitos são parasitas, causando doenças graves no homem e em outros animais.
Entre os principais platelmintos parasitas do homem, estão o Schistosoma mansoni, a Taenia solium e a Taenia saginata.
O Schistosoma mansoni causa a esquistossomose, popularmente conhecida como “barriga d’água”. A seguir está representado o ciclo de vida desse verme:

A profilaxia da esquistossomose consiste na eliminação do caramujo, hospedeiro intermediário; fervura da água a ser ingerida; evitar contato com a água parada de lagos e poças; e adotar bons hábitos de higiene.
A Taenia solium e a Taenia saginata são vermes causadores da doença chamada teníase. As diferenças entre elas estão no formato do escólex (“cabeça” da tênia) e no fato de a última não possuir rostro ou ganchos. Além disso, o hospedeiro intermediário da Taenia solium é porco e o da Taenia saginata é o bovino. A seguir, está representado o ciclo de vida da Taenia solium:

Os cisticercos da Taenia solium, quando ingeridos pelo homem sem passar pelo organismo do suíno, eclodem no organismo humano e podem causar uma doença chamada cisticercose, que pode provocar a morte.
A

Relacionados

  • verminoses
    3630 palavras | 15 páginas