PLATELMINTOS CAMILA

Páginas: 4 (972 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2015
PLATELMINTOS

Os platelmintos são animais invertebrados que possuem simetria bilateral, presença de três folhetos embrionários e ausência de cavidade celomática (acelomados), também conhecidos comovermos achatados, podem ter vida livre (em ambientes aquáticos ou terrestres), representados pelas planárias ou ser parasitas de outros animais, inclusive o homem. Surgiram na Terra há provavelmentecerca de 600 milhões de anos. Esses animais têm o corpo geralmente achatado, daí o nome do grupo: platelmintos (do grego platy: 'achatado'; e helmin: 'verme').
Os platelmintos, que compreendem em tornode 15 mil espécies, vivem principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos; são encontrados também em ambientes terrestres úmidos. Alguns têm vida livre, outros parasitam animaisdiversos, especialmente vertebrados.
CARACTERÍSTICAS
Os platelmintos possuem tubo digestório incompleto, ou seja, com apenas uma abertura – boca – que é por onde ingerem os alimentos e eliminam as fezes.Alguns deles não possuem tubo digestório e vivem adaptados como parasitas absorvendo por meio da pele o alimento ingerido anteriormente pelo hospedeiro.
Com simetria bilateral, não possuem sistemascirculatório e respiratório e sua digestão é feita célula a célula, da mesma forma que as trocas gasosas, que acontecem através da epiderme por toda a superfície do corpo. Os platelmintos possuem, noentanto, um sistema excretor que é formado por finos canais em rede que se comunicam com o exterior do corpo e com as células-flama, especializadas, com cílios que, agitando-se constantemente, produzemuma corrente de água responsável por conduzir os resíduos para fora do corpo.
Os platelmintos não possuem celoma – acelomados – e possuem três folhetos germinativos, ectoderme, mesoderme e endoderme– triblásticos. A ectoderme é responsável por dar origem ao revestimento externo, a mesoderme por dar origem à musculatura e ao parênquima (tecido que preenche o espaço que há entre o intestino e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Platelmintos
  • Platelmintos
  • Platelmintos
  • Platelmintos
  • Platelmintos
  • camila
  • Platelmintos
  • platelmintos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!