PLATELMI

1693 palavras 7 páginas
1. (Unesp) No exame, a olho nu, das fezes de uma criança foi constatada a presença de uma estrutura esbranquiçada, similar a pedaços de macarrão, cujo nome técnico é proglote. Sua mãe foi informada por algumas pessoas que não havia motivos para preocupação, uma vez que eram pedaços de um animal que morreu e estava se desmanchando.
Pergunta-se:
a) A informação recebida pela mãe é correta? Justifique sua resposta.
b) Que parasita o menino apresentava e a que filo pertence o animal em questão?

2. (Unesp) No Brasil está largamente distribuída a espécie 'Schistosoma mansoni', em especial no Nordeste e no Leste. Este platelminto causa a Esquistossomose, conhecida como "barriga d'água".
a) Quais os tipos de larvas do ciclo do 'Schistosoma mansoni'?
b) Qual o destino destas larvas?

3. (Fuvest) "Humilhação dessas lombrigas / humilhação de confessá-las (...) / o que é pior: mínimo verme / quinze centímetros modestos (...) / enquanto Zé, rival na escola (...), / ele expeliu entre ohs! e ahs! (...) / formidável tênia porcina: / a solitária de três metros." (C.D. Andrade, "Dupla Humilhação")

Lombrigas e solitárias (tênias) pertencem a grupos animais distintos e, apesar da 'humilhação' do protagonista, ele teria argumentos biológicos para afirmar que as lombrigas apresentam maior complexidade que as tênias.

a) A quais filos animais pertencem a lombriga e a tênia, respectivamente?

b) Cite duas novidades evolutivas do filo da lombriga em relação ao filo da tênia.

4. (Unicamp) Sob a denominação de "vermes", estão incluídos invertebrados de vida livre e parasitária como platelmintos, nematódeos e anelídeos.

a) Os animais citados no texto apresentam a mesma simetria. Indique qual é essa simetria e dê duas novidades evolutivas associadas ao aparecimento dessa simetria.
b) 'Hirudo medicinalis' (sanguessuga), 'Ascaris lumbricoides' (lombriga) e 'Taenia saginata' (tênia) são exemplos de parasitas pertencentes a cada um dos filos citados que podem ser diferenciados também pelo

Relacionados

  • Trabalho De Ciências
    508 palavras | 3 páginas
  • mmmmm
    4270 palavras | 18 páginas