plataformas

Páginas: 3 (646 palavras) Publicado: 10 de março de 2014
Plataforma de Pernas Atirantadas (Tension-Leg Plataform - TLP) - São unidades flutuantes utilizadas para a produção de petróleo. Sua estrutura é bastante semelhante à da plataforma semi-submersível.Porém, sua ancoragem ao fundo mar é diferente: as TLPs são ancoradas por estruturas tubulares, com os tendões fixos ao fundo do mar por estacas e mantidos esticados pelo excesso de flutuação daplataforma, o que reduz severamente os movimentos da mesma. Desta forma, as operações de perfuração e de completação são iguais às das plataformas fixas.
Plataformas Semi-submersíveis - As plataformassemi-submersíveis são compostas de uma estrutura de um ou mais conveses, apoiada por colunas em flutuadores submersos. Uma unidade flutuante sofre movimentações devido à ação das ondas, correntes eventos, com possibilidade de danificar os equipamentos a serem descidos no poço. Por isso, torna-se necessário que ela fique posicionada na superfície do mar, dentro de um círculo com raio de tolerânciaditado pelos equipamentos de subsuperfície, operação esta a ser realizada em lamina d`água. Dois tipos de sistema são responsáveis pelo posicionamento da unidade flutuante: o sistema de ancoragem e osistema de posicionamento dinâmico.

Navios-sonda - Navio-sonda é um navio projetado para a perfuração de poços submarinos. Sua torre de perfuração localiza-se no centro do navio, onde uma abertura nocasco permite a passagem da coluna de perfuração. O sistema de posicionamento do navio-sonda, composto por sensores acústicos, propulsores e computadores, anula os efeitos do vento, ondas e correntesque tendem a deslocar o navio de sua posição.


Navios Plataforma tipo FPSO
Os FPSOs (Floating, Production, Storage and Offloading) são navios com capacidade produzir, processar e armazenar opetróleo, e fazer a transferência do petróleo e/ou gás natural para terra, através de navios - tanque ou, por dutos.Grande parte deste tipo de plataforma é resultado de conversão de navios – tanque...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plataforma
  • Plataformas
  • Plataforma
  • Plataformas
  • Plataformas
  • plataformas
  • Plataforma
  • Plataformas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!