Plataformas Online Gratuitas Est O Revolucionando A Educa O

367 palavras 2 páginas
Plataformas online gratuitas estão revolucionando a educação
Por Kleber Pinto em comunicação e mídias sociais
A internet vem dando força para os open educational resources (OER) e estamos acompanhando uma grande mudança na educação como a conhecemos. OER são recursos de ensino, aprendizagem e pesquisa que estão livremente disponíveis na web para reutilização, revisão e compartilhamento entre professores e alunos, com pouco ou nenhum custo. São cursos, e-books, games e ferramentas hospedados no ambiente digital.
Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
Um recente estudo da Babson Survey Research Group, dos Estados Unidos, aponta que 73,4% dos professores americanos estão abertos a usar esse tipo de material para transmitir conhecimento nos próximos 3 anos. Eles entendem que os OER estão mais alinhados com as necessidades dos estudantes de hoje por serem constantemente atualizados pela própria comunidade web.
Já um estudo feito com estudantes pela Open University, do Reino Unido, aponta que 55,7% dos alunos de 180 países estão mais satisfeitos com sua educação quando o método inclui esse tipo de material construído em co-criação.
Pela perspectiva dos docentes, os OER diminuem o tempo de produção de material didático e têm um alcance maior pois estão na internet para quem estiver interessado em determinado assunto.
Para os estudantes, trata-se de uma grande maneira de adquirir conhecimento gratuitamente e de forma dinâmica sem perda da credibilidade.
Muitas universidades já aderiram a esse tipo de iniciativa e disponibilizam plataformas digitais para os interessados. Algumas iniciativas OER para conferir:
Projeto Gutenberg oferece mais de 46 mil ebooks gratuitos;
MIT Open Courseware é uma iniciativa de 2002 e oferece treinamentos em diversas áreas do conhecimento;
Open Education Consortium é uma comunidade mundial de centenas de instituições de ensino superior e organizações associadas empenhadas em fazer

Relacionados

  • espiritismo
    236195 palavras | 945 páginas