PLATAFORMA MULTIMODAL E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO NO TOCANTINS

1083 palavras 5 páginas
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CIÊNCIAS ECONÔMICAS

MARCOS VINICIUS PEREIRA DE SOUZA

PLATAFORMA MULTIMODAL E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO NO TOCANTINS

PALMAS – TO
2015

MARCOS VINICIUS PEREIRA DE SOUZA

PLATAFORMA MULTIMODAL E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO NO TOCANTINS

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Ciências Econômicas da Fundação Universidade Federal do Tocantins, como parte dos requisitos para aprovação na disciplina Técnica de Pesquisa em Economia.

Orientador: Prof. Ms. Higino Piti.

PALMAS – TO
2015

1. INTRODUÇÃO

1.1 Apresentação

Desde a remota antiguidade, com o transporte aquaviário de pequenas cargas, que havia implícito um conceito de multimodalidade, em especial pelos mercadores, que buscavam portos primitivos e tradicionais, onde haveria transporte terrestre em animais de carga, como burros e camelos, para distribuição de mercadorias, aumentando assim seu mercado, e, em consequência, possibilidades de negócio e de lucro (Bustamante, 1997).

As técnicas de navegação foram aprimoradas, criando não apenas uma maior utilidade para o comércio, mas também servindo como forma de integração do território e propiciadora da unidade nacional (Sérgio B. de Holanda,1957: 162), (Chaves, 2002).

Nos dias atuais, a logística está ligada ao produto. Na conceituação de cadeia varejista, todo processo logístico, vai da matéria-prima até o consumidor final. NOVAES (2004 P 86). Procurando melhorar este processo é que surge a necessidade de novos polos multimodais para melhorar a competitividade industrial e melhorar a posição na cadeia de suprimento.

No Brasil, as plataformas logísticas estão distribuídas ao longo de seu território, embora esta tecnologia logística ainda seja pouco difundida e com prática recente. Constata-se uma grande carência

Relacionados