Plataforma logísticas

Páginas: 8 (1900 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
MBA EM GESTÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS










PLATAFORMAS LOGÍSTICAS








GABRIELA TIBURCIO










OSASCO
2012
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
MBA EM GESTÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS










PLATAFORMAS LOGÍSTICAS








GABRIELA TIBURCIO










OSASCO
2012SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. PLATAFORMAS LOGÍSTICAS 5
1.1. Subzonas da Plataforma Logística 5
1.2. Tipos de Plataformas Logísticas 6
1.3. Vantagens x Desvantagens 7

2. PLATAFORMAS EUROPÉIAS 8
2.1. ZAL - Zona de Atividades Logísticas – Barcelona – Espanha 8

3. PLATAFORMAS BRASILEIRAS 9
3.1. Plataforma Logística Multimodal de Goiás 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS 12BIBLIOGRAFIA 13



ÍNDICE DE FIGURAS

Figura 1 - ZAL – Porto de Barcelona 9

Figura 2 - Plataforma Logística Multimodal de Goiás 11
























INTRODUÇÃO




As Plataformas Logísticas surgiram na França, década de 60, em consequência de estudos de gerenciamento de operações. Inicialmente o objetivo era, organizar o fluxo de materiais distribuídos pelosterminais de cargas. Desde então, as plataformas passaram a otimizar e concentrar a distribuição, o que consequentemente resultou, em menores custos.
A importância de uma plataforma logistica está em viabilizar ações que permitam enfrentar e criar alternativas, para as organizações que buscam encontrar vantagens competitivas, agilidade nas atividades logísticas e melhorar os níveis deserviço. Na Europa estão concetradas as maiores plataformas, que tem como principal característica a intermodalidade e /ou multimodalidade, por conta disto, a Cominudade européia é a principal referência mundial no assunto.
Através deste estudo, irei identificar os conceitos e caractrésticas das plataformas logísiticas, apresentando suas subzonas, tipos de plataformas, vantagens e desvantagem.Comentarei sobre as plataformas logísiticas européias, utilizando o exemplo da ZAL[1]– Barcelona – Espanha, por fim, abordarei a situação no Brasil, e darei o exemplo da Plataforma Logística Multimodal de Goiás, que é a primeira central de inteligência logística a ser implantada no país.



















PLATAFORMAS LOGÍSTICAS




As Plataformas Logísticas são descritascomo pontos de reunião de tudo que se refere à eficiência logística, onde são realizadas atividades relativas a transportes, distribuição de mercadorias e a logística, com intuito de atender o trânsito nacional e internacional. O seu objetivo é melhorar a competitividade entre as empresas, criando empregos o que conseqüentemente colaborar com o desenvolvimento da economia, além de, desburocratizar eagilizar as operações aduaneiras. A localização geográfica é um fator importante a ser analisado, pois o ideal é a que a plataforma tenha fácil acesso a lugares públicos (bancos, restaurantes, hotéis, etc), e também a rodovias, ferrovias, acessos marítimos, fluviais e aéreos, de modo que seja possível a realização das operações com mais facilidade e mobilidade. Sua administração, deve serobrigatóriamente gerida por entidade única, privada ou pública.
Nos últimos anos, a tendência tem sido em desenvolver Plataformas Logísticas que contribuam na redução de custos implícitos na cadeia logística, e a organização de áreas urbanas visando a preocupação com o meio ambiente. O enfoque nas questões ambientais, incluem reciclagem, substituir materiais que possam agredir o meio ambiente, descarte,redução e conservação da fonte.


1. Subzonas da Plataforma Logística


O espaço interno de uma Plataforma Logística deve ser organizado/composto por três subzonas, denominadas, Subzona de Serviços Gerais, Subzona de Transportes e Subzona de Operadores Logísticos.


• Subzona de serviços gerais: esta área engloba recepção, acomodação, alimentação, informação, bancos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plataforma logística
  • logistica em plataforma
  • plataforma logística
  • Plataforma logistica
  • Plataforma logística multimodal de goiás
  • Plataformas
  • Plataforma
  • plataformas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!