PLATAFORMA DIDÁTICA DE AQUISIÇÃO DE SINAIS ELETROOCULOGRÁFICOS

3141 palavras 13 páginas
PLATAFORMA DIDÁTICA DE AQUISIÇÃO DE SINAIS
ELETROOCULOGRÁFICOS

Solivan Altoé – solivanaltoe@gmail.com
IFES-Instituto Federal de Ensino, Pesquisa e Extensão do Espírito Santo
Rodovia BR 101 Norte, km 58, Litorâneo
29932-540 – São Mateus – Espírito Santo
Tiago Zanotelli – tiagozanotelli@gmail.com

Resumo: Este projeto consistiu na confecção de uma plataforma didática de aquisição de sinais eletrooculográficos para que seja utilizada no ensino de disciplinas afins à eletrônica do curso técnico em eletrotécnica do IFES Campus São Mateus, visando aprimorar as habilidades técnicas dos alunos desse curso. Esta plataforma consiste num circuito eletrônico impresso numa placa de fenolite, que utiliza eletrodos, fonte simétrica, amplificador de instrumentação e filtro RC. Ela capta sinais provenientes de movimentos do globo ocular quando se piscam os olhos. A ideia é aguçar a criatividade dos alunos e despertá-los para resoluções de problemas tecnológicos do mundo atual. A placa pode ser usada em experiências práticas do conteúdo ministrado em sala de aula. Ela é multidisciplinar e isso provê ao aluno o aprimoramento do aprendizado em diversas áreas simultâneamente. São diversas as aplicações e dentro dessas aplicações o aluno tem que ter domínio em eletrônica analógica, circuito de corrente alternada (CCA), sistemas digitais e até comandos elétricos e máquinas elétricas. Também foi possível relacionar o uso da placa com o ensino de biologia do curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio da mesma instituição.
Palavras-chave: Sinal biológico, Eletrooculograma, Amplificador de instrumentação, Filtro eletrônico, Placa de circuito impresso.

1.

INTRODUÇÃO

A crescente evolução tecnológica que invade nosso mundo moderno traz soluções para problemas tecnológicos, mas ao mesmo tempo cria novas oportunidades a serem exploradas pela criatividade humana. São soluções que são procuradas no meio industrial, principalmente; no meio

Relacionados