Plat O E A Sua Concep O De Pol Tica 3ano

829 palavras 4 páginas
Platão e a sua concepção de política
Etimologicamente a palavra política vem do grego politéia, que por sua vez se remete a cidades da Grécia Antiga que tinham o nome de pólis. Nesse âmbito pode-se dizer que política diz respeito à atuação dos indivíduos dentro da pólis (ou a politike) interferindo, decidindo ou gerindo o governo da cidade, ou em outras palavras, política é a “arte de governar”. Contudo, devemos perceber que o desejo de governar leva às pessoas ao comando, ou seja, ao poder. Assim política pode ser compreendida também como o local do poder: “poder fazer”, “poder exercer”, “poder agir”. Muitas vezes para conseguir “fazer”, “exercer” ou “agir”, os indivíduos devem ter a capacidade de convencer. Assim podemos dizer que política é também a “arte de convencimento”.
Platão sempre foi apaixonado pela política, muitas vezes sua insistência em relação às suas ideias ocasionou-lhe problemas, sendo inclusive vendido como escravo após tentar convencer o rei da Sicília a adotar seu modelo político. De origem aristocrática, ressentido com a condenação de seu mestre Sócrates, Platão era descrente em relação à democracia. Para Platão, os homens comuns são vítima de um conhecimento que é apenas imperfeito, por que está baseado na pura “opinião”. Assim, esses homens, na medida em que são limitados deveriam ser dirigidos por homens sábios, mais capacitados e preparados, trata-se da “sofocracia” ou o “poder da sabedoria”.
Essa concepção de poder restrito aos sábios liga-se em Platão com a ideia do “mito da caverna”. Trata-se de uma caverna onde estão acorrentados homens desde a sua infância, dispostos de tal forma que somente podem vislumbrar o fundo da caverna. À sua frente são projetadas as sombras das coisas que passam às suas costas, onde existe uma fogueira. Essa é a realidade para esses homens. Platão afirma que se um desses homens conseguisse se libertar de seus grilhões e contemplar o mundo exterior, quando

Relacionados