Plat O Tica A Virtude Ea Justi A

530 palavras 3 páginas
PLATÃO - ÉTICA
A Virtude e a Justiça

A virtude e a justiça são conceitos eternos que a alma contemplou no Mundo das Ideias antes de encarnar-se. Vídeo: Mundo das Ideias

Platão é partidário de uma concepção dualista de ser humano, pois postula como principal virtude o desligamento das realidades sensíveis para que possamos alcançar as ideias perfeitas, dentre elas, os valores éticos fundamentais.
À medida que nos aproximamos do mundo das ideias, não ficamos somente mais sábios, mas ascendemos também em conduta ética, tornamo-nos mais virtuosos. Devido à relação entre corpo e alma, Platão distingue três diferentes partes para a alma, cada uma com uma função:

ALMA CONCUPISCÍVEL – trata-se de uma parte situada no baixo ventre, ela é sujeita à corrupção e é responsável pelas coisas ligadas ao corpo, coordenando as inclinações corporais, tais como a bebida, comida, etc.

ALMA IRASCÍVEL – situa-se no peito, essa parte da alma apresenta tendência à irritabilidade e está de prontidão contra qualquer tipo de ameaça ou perigo que possa se abater sobre nós. Essa parte da alma também está sujeita à corrupção.

ALMA RACIONAL – parte responsável pela produção do conhecimento, situa-se na cabeça. A alma racional não está sujeita à corrupção, é, pois, imortal, é uma espécie de princípio divino no interior da pessoa.

Agora, o homem, possuidor das almas concupiscente, irascível e racional, deve deixar que a alma racional controle todo seu viver.

Assim, o homem racional promove a contemplação do Mundo das Ideias e, captando de lá a ideia de
BEM, para que ele possa viver virtuoso e justo.
Assim agindo, ele atingirá a felicidade.

Agir bem é agir segundo a alma racional. Agir mal é deixar os instintos e os sentimentos conduzirem nosso proceder.

A distinção entre funções irracionais e a função racional é a base da estrutura da ética platônica.
Pode haver harmonia ou graves conflitos entre as várias funções exercidas pela alma.
O perfeito deve governar o imperfeito, a

Relacionados

  • Hist Ria Da Filosofia Volume 3 Giovanni Reale Dario Antiseri
    189259 palavras | 758 páginas