Platão

Páginas: 13 (3180 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Platão
Indice:

Ideias de Platão para a educação
Frases de Platão
Origem
Conceitos
Ética e justiça
Teoria das ideias
Dialética
Espistemologia
Demiurgo
A escola platônica e legado
Pensamento platônico
Bibliografia
Conclusão



Introdução

Discípulo de Sócrates, fundador da Academia e mestre de Aristóteles. Acredita-se queseu nome verdadeiro tenha sido Arístocles; Platãoera um apelido que, provavelmente,fazia referência à sua característica física, tal como o porte atlético ou os ombros largos,ou ainda a sua ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas. Πλάτος(plátos) em grego significa amplitude, dimensão, largura. Sua filosofia é de grandeimportância e influência. Platão ocupou-se com vários temas, entre eles ética, política,metafísica e teoria doconhecimento.

Ideias de Platão para a educação

Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físicodos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classes menos favorecidas, Platão dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens.

Frases de Platão

"O belo é o esplendor da verdade".

"O que mais vale não éviver, mas viver bem".

"Vencer a si próprio é a maior de todas as vitórias".

"O amor é uma perigosa doença mental".

"Praticar injustiças é pior que sofrê-las".

"A harmonia se consegue através da virtude".

"Teme a velhice, pois ela nunca vem só".

"A educação deve possibitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter".

Origem

A mãe de Platão era Perictíone,cuja família gabava-se de um relacionamento com o famoso ateniense legislador e poeta lírico Sólon . Perictíone era irmã de Cármides e sobrinha de Crítias, ambas as figuras proeminentes na época da Tirania dos Trinta, a breve oligarquia que se seguiu sobre o colapso de Atenas no final da Guerra do Peloponeso (404–403 a.C). Além do próprio Platão, Aristão e Perictíone tiveram outros três filhos,estes foram Adimanto e Glaucão, e uma filha Potone, a mãe de Espeusipo (então o sobrinho e sucessor de Platão como chefe de sua Academia filosófica). De acordo com A República, Adimanto e Glaucão eram mais velhos que Platão. No entanto, em Memorabilia, Xenofonte apresenta Glaucão como sendo mais novo que Platão.

Aristão parece ter morrido na infância de Platão, embora a data exata de sua morteseja desconhecida . Perictíone então casou-se com Perilampes, irmão de sua mãe que tinha servido muitas vezes como embaixador para a corte persa e era um amigo de Péricles, líder da facção democrática em Atenas.

Em contraste com a sua reticência sobre si mesmo, Platão muitas vezes introduziu seus ilustres parentes em seus diálogos, ou a eles referenciou com alguma precisão: Cármides tem umdiálogo com o seu nome; Crítias fala tanto em Cármides quanto em Protágoras e Adimanto e Glaucão têm trechos importantes em A República. Estas e outras referências sugerem uma quantidade considerável de orgulho da família e nos permitem reconstruir a árvore genealógica de Platão. De acordo com Burnet, "a cena de abertura de Cármides é uma glorificação de toda [família] ligação... os diálogos de Platãonão são apenas um memorial para Sócrates, mas também sobre os dias mais felizes de sua própria família." .

Conceitos

Considerada por Platão como o princípio do cosmos e fonte de todas as almas individuais, o termo é um conceito cosmológico de uma alma compartilhada ou força regente do universo pela qual o pensamento divino pode se manisfestar em leis que afetam a matéria. O termo foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • platão
  • platao
  • platao
  • Platao
  • Platão
  • Platão
  • platão
  • Platão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!