platão

Páginas: 4 (910 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2013
Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a sensível e a inteligível.

O conhecimento sensível ocupa-se dos objetos sensíveis que sãoparaPlatão imagens das ideias; o conhecimento inteligível volta-se para os modelos dos objetos sensíveis, ou seja, as ideias.

Dentro do conhecimento sensívelPlatão considera dois níveis: o inferior e osuperior. No nível inferior encontram-se os fenômenos, as imagens refletidas. Sobre este conhecimento só é possível fazer conjecturas. O nível superior é composto pelos objetos fabricados pelo homem,os seres vivos e plantas. Este segundo grau do sensível não é de saber definitivo, mas faz parte do domínio da crença. Este conhecimento sensível representa o falso saber, simbolizado pelo conhecimentoque os prisioneiros da caverna possuem (Veja na obra Alegoria da Caverna).


É com o conhecimento inteligível que entramos no domínio do saber. Neste tipo de conhecimento Platão considera tambémdois níveis: o inferior e o superior. O grau inferior do conhecimento inteligível corresponde ao conhecimento discursivo, cujos objetos são as hipóteses e formas matemáticas. O grau superior doconhecimento inteligível é a intuição intelectual, a qual tem por objeto os seres inteligíveis superiores, as ideias.

Tal concepção de Platão também é conhecida por Teoria das Idéias ou Teoria das Formas,constitui uma maneira de garantir a possibilidade do conhecimento e fornecer uma inteligibilidade relativa aos fenômenos.


Em outras palavras...
O filósofo grego Platão, há quase 2,5 mil anos,acreditava que o mundo que conhecemos não é o verdadeiro. Para ele, a realidade não estava no que podemos ver, tocar, ouvir, perceber.


A verdade, para Platão, é o que não se modifica nunca, o queé permanente, eterno. Mas como encontrar essa verdade?


Na filosofia de Platão existem dois mundos: o primeiro é aquele que podemos perceber ao nosso redor, com os cinco sentidos. O outro é o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • platao
  • platao
  • Platao
  • Platão
  • Platão
  • platão
  • Platão
  • Platão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!