Platão

Páginas: 7 (1540 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2012
A moral do homem platônico é uma moral, sobretudo política. Este tipo de concepção de Platão se deu devido o fato de sua juventude ter sido marcada pelo Fenômeno conhecido como "polis", ou seja, o homem para Platão é o cidadão, que vive e participa da sociedade política.

Portanto a política sempre ocuparia um lugar de destaque na vida do filósofo: "... passei por experiência comum a muitos eme decidi firmemente a uma coisa: apenas em condição de dispor da minha vontade, logo dedicar-me à vida política".

A nova política platônica e o novo Estado deverão ter seu instrumento na filosofia, porque ela representa o único caminho seguro de acesso aos valores de justiça e de bem, que são o fundamento verdadeiro de toda política autêntica e, portanto, do verdadeiro Estado.

A teoria doEstado Platônico tem seguido ou o caminho utópico da descrição do Estado perfeito, ou aquele mais realista das maneiras e dos caminhos para melhorar a forma do Estado.

Para ele, toda forma de política que pretenda ser autêntica deve ter em vista o bem do cidadão; mas, é preciso saber que o verdadeiro bem do homem é o Bem Espiritual. Enquanto o corpo é apenas seu casulo passageiro e fenomênico.A VISAO POLITICA DE PLATAO

Platão: O Rei-Filósofo Para a Justiça

O indivíduo possui três almas que o compõem correspondendo cada uma a um princípio:
Almas | Princípios |
Racional | É a alma superior, destina-se ao conhecimento das ideias. Localiza-se na cabeça, e tem uma virtude principal, a Sabedoria. |
Irascível | Esta alma está associada à vontade, dando ao Homem o ânimonecessário para enfrentar os problemas e os conflitos. Localiza-se no peito e tem uma virtude, a Força. |
Passional | É a mais baixa de todas. É constituída pelos desejos e necessidades básicas. Está localizada no ventre, e tem como virtude, a Moderação. |

Assim, Platão define os indivíduos e a cidade em três grupos sociais:

GOVERNANTES: responsáveis pelo governo da cidade. Esse grupocorresponderia à alma racional.

GUARDIÕES: responsáveis pela defesa da cidade (polis), como os soldados. Esse grupo corresponderia à alma irascível.

PRODUTORES: responsáveis pela produção econômica, como os artesãos e agricultores; que corresponderiam à alma passional.

O Pensamento Político de Platão

O Mito da Caverna
A Aparência e a Essência
O Mundo Sensível e o MundoInteligível
A Cidade Ideal – A República
A Submissão do Poder ao Saber
A Divisão Social
A Comunidade Acima do Indivíduo
As Ideias de Comunismo
A Desigualdade Natural dos Homens
A Ética do Dever Ser.

A REPÚBLICA

1. Seu tema principal é a Justiça, sob dois aspectos:
* A justiça da alma individual
* A justiça social nacomunidade
2. Para Platão é preciso mostrar o que é na realidade a justiça, até que ponto ela não leva a contradições, como pode ser estabelecida e como satisfaz os homens.
3. Platão não esboça a Constituição de um estado Verdadeiro, mas de um Estado em Pensamento.
4. O fim único da educação é a conversão da alma, do estado de dependência frente aos sentidos e às paixões para o Estado darazão.

Por isso Platão criou a ideia do Rei-Filósofo: aquela pessoa que, pela contemplação das ideias, conheceu a essência da justiça e deve governar a cidade.

VIDA E OBRA DE PLATÃO

Nascido numa família ateniense nobre, Platão tinha parentesco com membros do governo aristocrático dos Trinta Tiranos (404-403 a.C.), mas se suas origens não o predispunham contra a democracia ateniense, ojulgamento e a execução de seu mestre, Sócrates, em 399, certamente o fizeram. Platão, então com 30 anos, viajou possivelmente ao Egito e mais tarde à Sicilia, onde provavelmente conheceu a filosofia pitagórica. Em 387 retornou a Atenas e fundou a Academia. Baseada no princípio de que os alunos deviam aprender a criticar e a pensar por si mesmos, em vez de aceitar as ideias de seus mestres, esta é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • platão
  • platao
  • platao
  • Platao
  • Platão
  • platão
  • Platão
  • Platão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!