Platão

Páginas: 9 (2106 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
Platão, nasceu em Atenas, em 428 ou 427 a.C., filho de família aristocrata que tinha participação efectiva nos destinos políticos da Grécia. Era um famoso atleta e o nome pelo qual o conhecemos hoje era o que usava na arena, significa "largo" ou "plano", em alusão a seus ombros. O seu nome verdadeiro era Arístocles. Aos vinte tornou-se aprendiz de Sócrates e enquanto discípulo e ainda estudou osmaiores pré-socráticos. Após a morte do mestre, retirou-se com outros socráticos para junto de Euclides, em Mégara.
Visitou o Egipto, a Itália meridional, a Sicília, onde foi vendido como escravo, acabou libertado graças a um amigo, voltou a Atenas funda a sua célebre escola, com intuito de educar os cidadãos para a vida política, e dos jardins de Academo surgiu o famoso nome de Academia.Interessou-se profundamente pela política e pela filosofia política, dedicando-se à especulação da metafísica, ao ensino filosófico e a redigir as suas obras, a sua actividade literária de durou mais de cinquenta anos, só foi interrompida após a sua morte em 347/8 a.C. A parte mais importante da sua actividade literária é representada pelos diálogos que está dividida em três grupos principais, segundouma certa ordem lógica, cronológica, e formal que representa a evolução do pensamento platónico, do socratismo ao aristotelismo. Platão é o primeiro filósofo antigo de quem possuímos as obras completas, são escritas em forma de diálogo, utilizando uma linguagem poética e simbólica, cheia de metáforas e alegorias. Foram escritas para o grande público, e é constituído por 35 diálogos, algumas cartas,definições e 6 pequenos diálogos apócrifos: Axíoco, Da Justiça, Da Virtude, Demódoco, Sísifo, Eríxias.
Os diálogos hoje considerados autênticos, reduzem-se todavia apenas a 24, sendo geralmente divididos em quatro grupos, de acordo com a sua maior ou menor proximidade às ideias socráticas.

Diálogos de juventude, onde é nítida a influência socrática: Laques, Cármide, Eutrifrom, Hipias Menor,Apologia de Sócrates, Críton, Ion, Protágoras, Lísis;

Diálogos dirigidos contra os sofistas: Górgias, Ménon, Eutidemo, Crítias,Teeteto;

Diálogos de maturidade onde é desenvolvida a sua reconhecida teoria das ideias: Fedro, Banquete, Fédon e República

Diálogo que realizam uma revisão critica à sua filosofia: Parménides, Sofista, Politico,Filebo, Timeu e as Leis (esta obra não foi concluída)A filosofia para Platão tem um fim prático e moral já que é a grande ciência que resolve o problema da vida. Este fim prático da sua filosofia é realizado através da especulação, do conhecimento da ciência, do conceptual ao campo moral estendendo-se ao metafísico e cosmológico, no fundo a toda a realidade. Este seu carácter íntimo, humano, um religioso da filosofia, torna-o especialmentevivo, angustioso, a sensibilidade do filósofo em face do universal vir-a-ser, nascer e perecer de todas as coisas; em face do mal, da desordem que se manifesta especialmente no homem, onde o corpo é inimigo do espírito, o sentido opõe-se ao intelecto e a paixão contrasta com a razão. O filósofo considera o espírito humano peregrino neste mundo e prisioneiro do seu próprio corpo e que este devetranspor este mundo e libertar-se para atingir a contemplação do inteligível, atraído por um amor nostálgico, pelo Eros platónico.
Para Platão, o conhecimento humano divide-se em dois graus:
o conhecimento sensível, e o conhecimento intelectual, este parte do primeiro mas não deriva dele. A principal diferença entre eles é que o sensível nós não sabemos que o é, e onde pode passar o conhecimentodiverso e cai-mos no erro sem sabermos; já o intelectual, sabemos que o é, não pode de modo algum ser substituído. O filósofo parte do conhecimento empírico, sensível, para chegar ao conhecimento intelectual.
O conhecimento sensível deve ser superar o conhecimento conceptual e não pode explicar o conhecimento intelectual pela sua universalidade, e muito menos ainda pode o conhecimento sensível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • platão
  • platao
  • platao
  • Platao
  • Platão
  • Platão
  • platão
  • Platão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!