Platão e a filosofia

Páginas: 3 (632 palavras) Publicado: 4 de maio de 2013
A violência latente nos grandes centros urbanos do Brasil, a miséria tratada “naturalmente” pela sociedade e a grande influência da criminalidade exercida sobre os jovens foram os principais motivospara a realização desse trabalho. Ele faz uma contextualização de alguns dos atuais problemas sociais brasileiros, como a crescente violência ligada ao narcotráfico.
A atuação do Estado no controleda criminalidade e na concepção de políticas públicas de segurança, que englobam reformas em diversas áreas sociais, também faz parte do foco da discussão. É feito um apanhado histórico sobre o“Estado”, em que se torna possível entender a atual situação deste. Em um segundo momento, é realizada uma triagem de conceitos e aspectos da criminalidade e da violência disseminadas na sociedade brasileira,disponíveis em estudos mais recentes.
A sociedade brasileira parece imersa em uma crise social, que abrange uma crise de valores, esta última, talvez, propagada mundialmente. A maioria da populaçãovive uma realidade cruel que pode ser comparada com os campos de guerra. Essa realidade não está longe. Ela não se encontra escondida no meio das florestas, ou nos sertões ou no pântano. Ela está bempróxima. Talvez da janela da sua residência você consiga enxergá-la. Ela está disseminada nas comunidades carentes das grandes cidades. Em todas as capitais brasileiras há, pelo menos, uma favela ondenão existe rede de esgoto, escolas públicas, bibliotecas, teatros, parquinhos, e onde as crianças e os jovens são assediados pelos criminosos. Essa ausência do Estado, aliada à presença dos crimes denarcotráfico, potencializa os problemas das comunidades carentes. É necessário que a sociedade brasileira conheça e se envolva, de alguma maneira, na busca de soluções para o fim da pobreza e oenfrentamento da violência, principalmente ligada ao tráfico de drogas e armas.
O conflito entre policiais e traficantes travados todos os dias nas ruas do Rio de Janeiro impressiona pelas ima­gens e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia de platão
  • Filosofia : Platão
  • Filosofia e Platão
  • Filosofia de Platão
  • Filosofia Platão
  • Filosofia platão
  • Filosofia de Platão
  • Filosofia Platão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!