Platão e Aristóteles

Páginas: 13 (3166 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
UNIDADE DE AQUIDAUANA
CURSO DE PEDAGOGIA



ANDREZA CARVALHO
VALDÊNIA ELEOTÉRIO







EDUCAÇÃO GREGA







AQUIDAUANA
JUNHO/2014
ANDREZA CARVALHO
VALDÊNIA ELEOTÉRIO








EDUCAÇÃO GREGA



Resumo apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, para obtenção de parte da nota nadisciplina Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação sob orientação da Prof.ª Dr. Olga Maria dos Reis Ferro.





AQUIDAUANA
JUNHO/2014

I N T R O D U Ç Ã O

Nesta pesquisa abordaremos a educação segundo Platão (427-347 a.C.) e em seguida a educação segundo Aristóteles (384-322 a.C.),
Platão (427-347 a.C.) que nasceu no demo ático de Colito, era descendente de Sólon por parteda mãe, e do Rei Codros por parte do pai, seu destino era participar da política de Atenas.
Quando descobriu Sócrates, quis experimentar pessoalmente seu método educativo, supõem-se que Platão queimou todos os versos que compôs, para aderir a Filosofia. Mais nunca conseguiu sufocar a força poética que trazia em si. Como crítico dos poetas, ele mesmo era um grande poeta.
Após a morte deSócrates, outro grande mestre Euclides, recebeu Platão em Mégara, cidade perto de Atenas. Depois de sua estadia participou da batalha de Corinto, em 394, a partir daí Platão viajou muito, esteve em Cirene cidade da África, onde conheceu o matemático Teodoro, acredita-se que tenha ido ao Egito, pois suas obras mostram-no conhecedor da cultura e da vida desse país.
A educação segundo Aristóteles (384-322a.C.), que nasceu em Estagira, colônia greco-jônica, na península Macedônia da Calcídia. Seu pai, Micâmaco era médico do Rei Amintas, pai de Filipe e avô de Alexandre.
Aos 18 anos, Aristóteles transferiu-se para Atenas, centro intelectual por excelência, a fim de ilustrar-se. Foi aluno de Platão, depois atendendo ao convite de Felipe foi para a corte Macedônica onde ocupou o cargo de preceptor deAlexandre, que tinha 13 anos e durante três anos foi discípulo de Aristóteles, onde se inicia a Educação do Príncipe, de grande desenvolvimento na História da Educação.
Em Atenas, fundou junto ao Templo de Apolo Lício, a escola conhecido como Líceu (335 a.C.), onde ensinaria o estudo da poesia, da Oratória, da História, da Política e das Ciências Físicas e Naturais.
A finalidade da educaçãopara Aristóteles é o bem moral, no qual consiste a felicidade. Esta deve ser entendida como a plenitude da realização do humano do homem. São três os elementos da educação: natureza, hábito e razão e esses três elementos correspondem três momentos na educação: a educação física, a do caráter e a intelectual.


C. PLATÃO (427-347 a.C.)

Platão viajou três vezes a Itália Meridional, nas duasúltimas teve a pretensão de influir o governo de Dionísio, o jovem tirano mandou prendê-lo e só não o matou porque Díon e Aristodemo intervieram em seu favor, e então foi posto a venda como escravo, Aniceris comprou-o restituindo-lhe a liberdade. Depois de quinze anos de ausência. Platão realiza seu sonho como educador e político fundando a Academia, foi um dos seus maiores feitos, foi a primeiraescola filosófica voltada a política, havia alojamento para mestres e alunos, salas de aula, bibliotecas, e o corpo docente eram da mais alta qualidade. O método empregado é o da conversação e debates, seus alunos tinham que encontrar si próprios métodos para resolver seus problemas. Ao contrário do método sofista o ensino da Academia era gratuito. Ela era uma espécie de confraria, seita, cujosmembros eram ligados por um laço de amizade.
A Academia e os sofistas rivalizavam, apesar de a Academia tentar combater os ideais sofísticos. Chegava-se ao fim da educação de um homem quando ele se tornava um homem moral dentro de um Estado justo. A base do estudo de Platão é divido em cinco períodos que se dividem em:
A primeira etapa se inicia dos 3 aos 6 anos: com a prática do pentatlo, dança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Platão e Aristóteles
  • Aristóteles e Platão
  • Platão e Aristotéles
  • Platão e Aristóteles
  • Platão e aristoteles
  • platao e aristoteles
  • Platão e aristoteles
  • Platao e aristoteles

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!