Platão: mundo inteligível e mundo sensivel

Páginas: 2 (360 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2012
1- Como Platão diferencia ciência (conhecimento) da opinião á partir da distinção entre aquele que conhece e aquilo que ele conhece?
R: A primeira pertence ao reino das Ideias eternas e a segundaestá no que é sensível, visível. As duas coisas podem ser consideradas um modo de conhecimento. A ciência como o conhecimento intelectual ou inteligível movido pelo raciocínio e intuição e alcança oser, a verdade e a essência das coisas. Um exemplo: Uma pessoa leiga sabe da existência das células tronco através de uma reportagem científica, mostrada numa revista ou pela TV, onde a comunidadecientífica descreve as propriedades das células e os efeitos que elas causam em um organismo. Mesmo sem ter visto uma célula tronco e nem saber o modo como ela funciona, damos creditos ao conhecimento nospassado pela comunidade científica. Este tipo de conhecimento é objetivo.
Já a opinião é o conhecimento sensível movido pela crença e opinião e que alcança a mera aparência das coisas. É oconhecimento obtido através dos sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar. Este conhecimento pode ocorrer numa experiência particular entre um individuo com um objeto ou entre dois indivíduos ondepode ocorrer o conhecimento entre ambos. Exemplos: 1º Ao comer uma maçã o individuo conhece a maçã. Através de seus sentidos ele pode dizer: esta maçã é doce; esta maçã é macia. 2º Num diálogo entre doisindivíduos podem surgir propostas do tipo: Fulano é uma pessoa muito educada, ou Beltrano é muito ansioso, etc. Nos dois casos citados as proposições são frutos de experiências subjetivas de cada um,por isso essas proposições são chamadas de opiniões. Para qualquer pessoa a maçã é doce ou macia? Ou, para qualquer pessoa o individuo é uma pessoa educada ou ansiosa? Não, pois cada um tem umaopinião diferente e somente sua sobre alguém ou alguma coisa.
Para concluir, a opinião tem por objeto as coisas naturais, os seres vivos e o mundo sensível. E a ciência procede por via de hipóteses e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • filosofia mundo inteligivel mundo sensivel
  • Mundo sensivel e inteligivel
  • O comunismo e o mundo inteligível de platão
  • a distinção entre o mundo das ideias e o mundo sensivel
  • A diferença entre mundo ilegivel e mundo sensivel
  • A Relação da Alegoria da Caverna com o Banquete de Platão levando o mundo das idéias e mundo sensível(aparência e...
  • Platão e o mundo das idéias
  • Platão e o mundo das ideias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!