Platão - Menon

Páginas: 9 (2156 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Bruno Silveira
Professor Artur Rocha Visintainer

1 - Descreva a moral da kalocagathia e a relacione com o espírito agonístico.
É um conceito grego derivado da expressão “kalos kai agathos”, que significa literalmente belo e bom, ou belo e virtuoso. Partindo do princípio de que o conceito de virtude para os gregos relaciona-se diretamente com a autenticidade com que os mesmos concebiam suaexistência, compreende-se a kalokagathia como sendo uma moral heroica, cujo sentido eleva o indivíduo ao extremo, à suprema vontade, à capacidade de viver de acordo com as suas máximas potencialidades."
A palavra Kalokagathia descreve um ideal de conduta pessoal. Deriva das palavras gregas Kalos (belo, nobre, bondoso) e agathos (bom, virtuoso). Kalokagathia é a maneira de vida que o aristocrataateniense valorizava e procurava e representa a paixão do homem grego pelas belas formas tanto físicas quanto mentais através das imagens de Aquiles e Ulisses.
A moral da Kalokagathia nos é apresentada no poema Ilíada. O herói Aquiles, protagonista desta epopeia, demonstra ter valores bastante individualistas, é infiel, vaidoso e preocupa-se muito com seu sucesso, com sua vitória. A beleza é muitovalorizada, considerando-se aquilo que é belo, bom. Para os antigos gregos, a perfeição do corpo era tão importante quanto o caráter, uma pessoa completa deveria, além de cultivar suas virtudes intelectuais, exercitar o corpo para mantê-lo saudável e belo. A beleza física, para estes homens, está ligada com a perfeição moral. Aí está o cerne da Kalokagathia: Junção do belo e do bom, do virtuoso comaquilo que é esteticamente bonito. Esta moral não é doutrinadora, como o cristianismo, por exemplo. Percebe-se que a moral da Kalokagathia apresenta a supremacia da vontade do indivíduo com a leitura das epopeias gregas atribuídas a Homero.
A moral da Kalokagathia pode ser traduzida (a grosso modo) como "a moral do bom e do belo". Tal moral associa-se diretamente as noções de individuo correntesna sociedade grega da época, e vê-se presente desde os escritos homéricos. A moral da kalokagathia valoriza e enaltece a subjetividade dos homens, sem dogmas ou doutrinas, e sem estabelecer regras de comportamento. Esta moral propõe que o homem, quase por natureza, busca sempre aquilo que é bom e belo segundo sua subjetividade, e sua aceitação depende de um rompimento com nossas hipocrisias e umaconscientização de responsabilidade, quero dizer, trata-se de aceitar e assumir sua condição sem fazer juízo de valor sobre ela.
Vale sublinhar que a moral da Kalokagathia não possui uma doutrina, mas podemos inferir quais são os seus valores por intermédio das ações de Aquiles durante o referido poema. Aquiles e Apolo compartilham os mesmos valores, sendo que ambos são infiéis, sem preocupaçãocom a carnificina e sem preocupação com a glória. O único defeito de Aquiles é a sua mortalidade, visto que ele é o homem que mais se aproxima de um deus. Ele não mudou por nenhum homem, mulher ou pátria. A maior qualidade de Aquiles é a sua sinceridade, que o eleva ao status de um homem levado ao extremo. Aquiles é o indivíduo mais humano de todos, entretanto a sua sinceridade e autenticidadedemonstram características desumanas, o colocando em um patamar de deus. Com a frase “Aquiles está destruindo a piedade (adoração aos deuses)”, compreendemos que ele apresenta uma busca pela honra; um renascimento; um individualismo.
A moral da Kalokagathia é a moral da epopeia grega, a moral que se sobrepõe à estética, que apresenta a suprema vontade do indivíduo. E, pode ser descrita como umaidentificação do Belo com o Bom. A moral da vontade é derivada da moral da Kalokagathia e está circunscrita ao sujeito.
O espírito agonístico está presente no combate e no melhor modo de fazer valer as suas verdades, sendo a conexão com a kalokagathia exatamente essa, no belo, nobre, bondoso e virtuoso, é o retrato das lutas/combates de Aquiles.

2 - Qual a verdadeira lição de Sócrates a Menon?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mênon de platão
  • DA VIRTUDE AO PROBLEMA DAS ORIGENS DO SABER NO MÊNON DE PLATÃO
  • Mênon
  • Menon
  • Mênon
  • Mênon
  • Resumo de Mênon
  • Resenha Menon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!