Plasmídeos

Páginas: 3 (550 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
Plasmídeos

Um plasmídeo é um cromossoma bacteriano, uma pequena molécula de DNA de dupla-cadeia que existe nas bactérias, e que pode existir de forma Independente do cromossoma bacteriano, ouseja, pode não fazer parte dele (ser extracromossomal). Isto porque certos plasmídeos codificam a sua própria replicação, e consegue efectuar a sua manutenção em células em mitose.

[pic]

Osplasmídeos classificam-se dependendo das suas características, nomeadamente:
Na sua forma, se são circulares (como no caso da E. coli) ou lineares (como no caso da Borrelia).
Se são conjugativos, ou seja, secontêm no seu genótipo o gene que codifica a sua própria replicação, ou não conjugativos.
Os plasmídeos classificam-se também de acordo com os vários sistemas de controlo, que podem actuar ao nível:Da replicação, nomeadamente do número de cópias que produzem.
Da Partição ou Manutenção, são os locais de origem de um gene ou conjunto de genes que codificam a replicação. Estes locais de origemjá estão muitos deles estudados e já se sabe ao certo as enzimas de restrição a utilizar. Os genes que codificam a replicação não são os únicos que se destacam e cujo seu ponto de origem é estudado, hátambém genes do tipo:
P.R, ou Factores de resistência os quais conferem resistência a antibióticos, ou simplesmente factores de resistência ao meio (por exemplo: sobrevivem a temperaturas inferioresa 5ºC)
Os Plasmídeos de Virulência, que codificam factores de virulência, como toxinas e enzimas proteolíticas, são factores de infecção e servem muitas vezes para os organismos parasitarem ascélulas.
Plasmídeos Metabólicos genes que codificam uma proteína responsável pela degradação de certos compostos como açúcares ou pesticidas, por conseguinte a célula são capazes de degradar e obternutrientes de certos compostos.































Plasmídeos Compatíveis e Plasmídeos Incompatíveis

Existe uma grande variedade de plasmídeos mas apesar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • plasmideo Ti
  • Plasmídeo Ti
  • Nucleoide e Plasmídeo
  • Conformação de Plasmideos
  • Extracao e purificacao de plasmideos
  • Produção do plasmídeo pvax-lacz em escherichia coli dh5!, para utilização em terapia génica ou vacinas de dna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!