Plaqueamento em superfície

630 palavras 3 páginas
I) Objetivos –
- Realizar o Plaqueamento em Superfície ou “Spread-plate”;
- Observar o Crescimento nas placas e Introduzir o aprendizado de Contagem em placas;

II) Introdução
O método empregado, com maior frequência, para contagem de microrganismos em amostras de alimentos é a contagem em placas (método direto). Nesse método, uma amostra do alimento deve ser pesada e após proceder-se a uma série de diluições do mesmo em solução diluente adequada. A diluição pode ser feita de várias maneiras, sendo que as mais utilizadas são: 25 g de amostra para 225 ml de água peptonada. 10 g da amostra para 90 ml de água peptonada ou 1 g de amostra para 9 ml de água peptonada.
10º - é retirada 0,1 (plaqueamento em superfície) ou 1 ml (plaqueamento de profundidade) da amostra que é colocada diretamente na placa.
10-¹ - é retirado 1 ml da amostra e colocado em um tubo contendo 9 ml de água peptonada. Correspondente a 0,01 de amostra inoculada.
10-² - é retirada 1 ml do tubo contendo a diluição 10-¹ e colocado em outro tubo de ensaio contendo também 9 ml de água peptonada. Corresponde a0,001 de amostra inoculada.

III) Materiais e métodos -
Materiais:
- Alça de Drigalski;
- Álcool;
- Bico de Bunsen (lamparina);
- Caneta retroprojetor;
- Erlenmeyer;
- Meio de cultivo para Estreptococos aureus;
- Pipetas (de 10ml);
- Pipetador;
- Placas de Petri com meio de cultura;
- Suporte para Tubos de diluição;
- Tubos de diluição;

Método: Plaqueamento em Superfície ou “Spread-plate”

Metodologia
- Primeiramente pegou-se a amostra de iogurte e diluiu 25 g desta para 225 ml de água peptonada em um Erlenmeyer;
- Logo desta diluição foi retirado (com uma pipeta auxiliada de um pipetador) 1ml e este foi diluído em um tubo de diluição contendo 9 ml de água peptonada. Tal diluição correspondente a 0,01 ou seja, uma diluição de 10-¹;
- Depois desta diluição de 10-¹ foram retirados 1 ml e este foi diluído em um outro tubo de diluição contendo mais outros 9 ml de

Relacionados