Plaqueamento em profundidade (visualização de fungos)

Páginas: 5 (1019 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)
CAMPUS AÇAILÂNDIA



FITOPATOLOGIA
Plaqueamento em Profundidade (visualização de fungos)
Rhaysa Novakoski Carvalho

Açailândia - Ma
Abril/2011
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)
CAMPUS AÇAILÂNDIA

FITOPATOLOGIA
Plaqueamento em Profundidade (visualização de fungos)

RhaysaNovakoski Carvalho

Relatório Técnico Científico apresentado e entregue à Professora Sylvia Letícia para obtenção de nota e conhecimentos na Disciplina “Fitopatologia” do curso de Técnico em Florestas módulo V do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Campus Açailândia.

Açailândia – MA
Abril/2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 5
3 MATERIAIS EMÉTODOS 6
4 RESULTADOS 8
5 CONCLUSÃO 9
6 REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO
Os fungos são organismo eucariontes, que possuem parede celular rígida e podem ser uni ou multicelulares. Denomina-se micologia o campo especializado no estudo de fungos, onde são classificados como um grupo variado de heterotróficos, ou seja, eles não produzem seu próprio alimento, isso é o que os diferem das plantas, quesão autótrofas e realizam fotossíntese. A maioria deles são saprófitos, digerem matéria orgânica morta, assim como dejetos orgânicos.
Os fungos são de fundamental importância em diversas áreas. Nos ecossistemas são importantes decompositores e indicadores biológicos. Na saúde e na ciência, servem como parasitas facultativos. Assim como na indústria e na produção de alimentos.
Entre os fungosclassificados como microorganismos, estão os que são multicelulares, tais como os bolores e os cogumelos, e os unicelulares, denominados de leveduras.
As leveduras aparecem de forma variada (de esférica a ovóide, de elipsóide a filamentosa). Podem ser benéficas ou prejudiciais. São frequentemente utilizadas em indústrias de pão, como uma espécie de fermento; e também na produção de álcool. Por outrolado as leveduras causam deterioração e doenças, como o sapinho.
Nos bolores as células são cilíndricas e estão ligadas nas extremidades, a fim de formar um filamento chamado hifa, que pode apresentar esporos. Individualmente, as hifas possuem tamanho microscópico, mas em grande quantidade, como por exemplo, acumulados em um pedaço de pão (bolores de pão), a massa fúngica (micélio) torna-se visívela olho nu. Suas hifas produzem esporos, que são facilmente transportados pelo ar e, ao encontrar o substrato adequado, germinam e produzem novas hifas rapidamente. Os bolores têm valor considerável; são usados para produzir antibióticos (penicilina) e alimentos (molhos de soja e queijos). Contudo eles podem causar danos, sendo responsáveis pela deterioração da madeira, entre outras coisas.
Em umlaboratório podemos estudar melhor e mais detalhadamente um determinado tipo de fungo. Para isso, e também outras experiências necessitam-se de todo um aparato, como:
Estufa bacteriológica: estufa que serve para preservar o crescimento de microorganismos, fazendo com que a experiência tenha sucesso;
Agitador magnético: faz mecanicamente a mistura, tornando-a homogênea mais facilmente;Autoclave vertical: onde se faz a esterilização da vidraria a ser utilizada, etc.
Em um laboratório é muito importante o uso de microscópios, para fazer a melhor visualização do material a ser analisado. O mais usado é o microscópio óptico composto, composto basicamente por duas partes: a mecânica e a óptica. Elas englobam uma série de outros componentes, como a base, o braço, o canhão, os parafusosmacro e micrométrico, revólver, sistemas de oculares e objetivas, condensador, fonte luminosa, etc.

2 OBJETIVOS
* Conhecer o equipamento presente no Laboratório de Microbiologia do IFMA, Campus Açailândia;
* Aprender e realizar a técnica de Plaqueamento em Profundidade (Pour Plate);
* Observar os esporos e os esporângios do bolor de pão nos microscópios.

3 MATERIAIS E MÉTODO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plaqueamento por profundidade
  • Contaminação com fungos por plaqueamento “pour-plate”
  • VISUALIZAÇÃO
  • Plaqueamento em superfície
  • PERCEBENDO PROFUNDIDADE
  • fungo
  • fungos
  • Fungos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!