Planulha mercado financeiro

260 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

MARKETING NO SERVIÇO PÚBLOCO

PROFESSOR:RONALDO

ALUNOS:THIAGO FELIPE CAMPOS QUINTINO
KADMO
LIVIA

SUMÁRIO.

MARKETING NO CONTEXTO PÚBLICO

Marketing no serviço público é um conceito ainda novo em nosso país e, assim sendo, pouco utilizado dentro dos preceitos norteadores do marketing estratégico.
Debarba (2008, p. 1) vai além, comentando que “infelizmente, o próprio conceito de marketing tem sido errônea e insuficientemente interpretado e utilizado por uma gama de organizações públicas e privadas. O marketing, no conceito popular, tem muitas vezes sido compreendido e praticado como instrumento de superficialidade, engano e trapaça”
Uma das tarefas dos estudiosos e profissionais de marketing, portanto, é resgatar e batalhar para a eliminação do uso inadequado da palavra por quem não a conhece. O marketing costuma ser confundido com propaganda. marketing também envolve propaganda, mas vai muito além. Marketing envolve relações de troca.
Kotler (1978) apresenta exemplos interessantes de transações de troca, evidentes na
Figura 1, em que chamamos a atenção para o fato de se apresentarem também trocas de cunho não econômico.

Figura 1: Exemplos de transações de troca
Fonte: Kotler;

Figura 1: Exemplos de transações de troca
Fonte: Kotler; Philip, 1978, p. 40.

Por que organizações públicas, inseridas na classificação de “organizações que não visam o lucro” (Kotler, 1978) se interessariam por ações de marketing?
Kotler (1978), precursor de estudos com organizações públicas, aponta que aparentementenão lhes caberia tal relação, mas identifica-se que essas instituições têm, sim, trocascom seus públicos, mesmo que, na maioria das vezes, de maneira inconsciente, quando serefere a essa

Relacionados