Plantão psicológico em hospital geral: um estudo fenomenológico

6540 palavras 27 páginas
disponível em www.scielo.br/prc

Plantão Psicológico em Hospital Geral:
Um Estudo Fenomenológico
Psychological Service for Employees: A Phenomenological Survey
Tatiana Hoffmann Palmieri* & Vera Engler Cury
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, Brasil
Resumo
Com o objetivo de compreender os desafios e potencialidades de um Serviço de Plantão Psicológico voltado aos funcionários de um Hospital Geral, foram entrevistados seis funcionários que vivenciaram esta modalidade de atendimento durante a fase de implantação. As entrevistas foram não-diretivas, e fez-se uma pergunta disparadora para estimular os depoimentos. Por meio de uma metodologia qualitativa, analisaram-se os depoimentos fenomenologicamente, partindo-se da divisão do texto em unidades de significado, possibilitando a construção de uma compreensão psicológica acerca das vivências. Para cada depoimento foi elaborada uma síntese específica dos elementos do vivido. Esse material serviu para compor uma Síntese Geral que incluiu elementos comuns a todas as sínteses específicas. A riqueza dos depoimentos possibilitou algumas incursões para aprofundar os limites e as possibilidades encontradas na prática desta modalidade no contexto hospitalar.
Palavras-chaves: Plantão psicológico em hospital geral; abordagem centrada na pessoa; prática psicológica clínica em instituição hospitalar.
Abstract
With the objective of understanding the challenges and potentials of a Psychological Service for employees in a General Hospital, six employees were interviewed whoexperiencedthis service during the implantation phase. The interviews were non-directive, and a starter question was made to stimulate the statements. Through a qualitative methodology, the statements were phenomenologically analyzed: starting of by breaking the text in units of meaning, to enablethe construction of a psychological understanding concerning the living experiences. For each statement a specific synthesis of the elements was

Relacionados