PLANTAS MEDICINAIS

Páginas: 2 (467 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2014
INTRODUÇÃO
O uso de plantas como medicamento é provavelmente tão antigo quanto o aparecimento do próprio homem. A preocupação com a cura de doenças sempre se fez presente ao longo da história dahumanidade.
Bem antes do surgimento da escrita, o homem já utilizava ervas para fins alimentares e medicinais. Buscando as espécies vegetais mais apropriadas para sua alimentação ou para cura de seusmales, nossos ancestrais foram descobrindo as que serviam para se alimentar, se medicar, as que eram venenosas e as que causavam efeitos alucinógenos.

O que são Plantas Medicinais:
As plantasmedicinais são todas aquelas que possuem princípios ativos que ajudam no tratamento das doenças podendo levar até mesmo a sua cura. Elas são utilizadas sob a forma de chás ou infusões que devem seringeridos diariamente, enquanto durar o tratamento mas é preciso ter cuidado ao consumi-las pois algumas são tóxicas e potencialmente abortivas, como é o caso de alguns tipos de babosa, por exemplo.
Amaior concentração de plantas medicinais encontra-se na Amazônia devido ao clima típico da região, mas a maioria delas podem ser encontradas nas lojas de produtos naturais e nas farmácias de manipulação.Do ponto de vista científico, no entanto, ainda é um campo pouco estudado e difundido no País, apesar da riqueza da flora brasileira, ficando os estudos na área mais restritos à antropologia e aofolclore, através da medicina popular.
Apesar de muitas plantas serem úteis ao homem, existem aquelas que produzem substâncias tóxicas ou venenosas. É preciso conhecer bem as características de cadaplanta para poder usá-la como remédio.
É comum se ouvir dizer que o uso das plantas medicinais se não fizer bem, mal não fará, porém não é bem assim. Sua utilização inadequada poderá trazer efeitosindesejados. É necessário ter conhecimento da doença ou do sintoma apresentado e fazer a seleção correta da planta a ser utilizada, além de preparação adequada. A forma de uso, a freqüência e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plantas Medicinais
  • Plantas medicinais
  • Plantas medicinais
  • plantas medicinais
  • Plantas medicinais
  • Plantas medicinais
  • Plantas medicinais
  • Plantas medicinais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!