Plantas medicinais e Fitoterapia

Páginas: 10 (2435 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014





PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPIA









Caruaru, 2014
SUMÁRIO:
1 PLANTAS MEDICINAIS: 3
1.1 Histórias das plantas medicinais: 3
1.2 Plantas medicinais no Brasil: 3
1.3 Uso das plantas medicinais: 4
1.4 Exemplos de algumas plantas medicinais e suas funções: 4
2 FITOTERAPIA: 5
2.1 O que é fitoterapia? 5
2.2 A história: 5
2.3 Princípio ativo: 5
3 NONI: 6
3.1Características: 6
3.2 Os benefícios: 7
3.3 Sugestões de consumo: 8
















1 PLANTAS MEDICINAIS:

As plantas medicinais foram identificadas e usadas ao longo da história da humanidade, pois têm a capacidade de sintetizar uma grande variedade de compostos químicos que são utilizados para desempenhar funções biológicas importantes.
1.1 Histórias das plantas medicinais:Desde os primórdios, o homem já utilizava ervas para fins alimentares e medicinais. Buscando as espécies vegetais mais apropriadas para sua alimentação ou para cura de doenças. Com o passar do tempo, a humanidade foi descobrindo as que serviam para se alimentar, se medicar, as que eram venenosas e as que causavam efeitos alucinógenos.
1.2 Plantas medicinais no Brasil:

No Brasil, oconhecimento das propriedades de plantas medicinais é uma das maiores riquezas da cultura indígena, uma sabedoria tradicional que passa de geração em geração. O índio tem um conhecimento profundo da flora medicinal, retirando dela os mais diversos remédios, usados de diferentes formas. Suas práticas curativas e preventivas estão relacionadas com o modo como ele percebe a doença e suas causas, sendorealizadas pelo pajé em rituais cheios de elementos mágicos e místicos.
Existe uma grande quantidade de espécies em todo o mundo e a Amazônia abriga 50% da biodiversidade do Planeta. De acordo com dados de instituições de pesquisas da região, cerca de cinco mil, dentre as 25 mil espécies amazônicas, já foram catalogadas e suas propriedades terapêuticas estudadas.
As plantas medicinais podem seradquiridas em mercados públicos, lojas de ervas, podem ser colhidas no campo ou cultivadas em jardins, hortas, e até em vasos.
Mais de 25% de todos os medicamentos são de origem vegetal. As plantas medicinais sempre foram objeto de estudo, buscando-se novas fontes para obtenção de princípios ativos, responsáveis por sua ação farmacológica ou terapêutica.
 Do ponto de vista científico, no entanto,ainda é um campo pouco estudado e difundido no País, apesar da riqueza da flora brasileira, ficando os estudos na área mais restritos à antropologia e ao folclore, através da medicina popular.
1.3 Uso das plantas medicinais:
Apesar de muitas plantas serem úteis ao homem, existem aquelas que produzem substâncias tóxicas ou venenosas. É preciso conhecer bem as características de cada planta para poderusá-la como remédio.
Sua utilização inadequada poderá trazer efeitos indesejados. É necessário ter conhecimento da doença ou do sintoma apresentado e fazer a seleção correta da planta a ser utilizada, além de preparação adequada. A forma de uso, a freqüência e a quantidade são aspectos muito importantes para sua utilização. A dosagem deve observar a idade e o tipo de metabolismo de cada pessoa. 

As plantas medicinais podem ser preparadas utilizando-se diversas formas:
cataplasmas (preparação de uma espécie de pomada para uso externo, de uso tópico);
decocção (fervura para dissolução das substâncias através de ação prolongada da água ou calor);
inalação (combinação de vapor d’água com substâncias voláteis das plantas aromáticas);
infusão (modo tradicional de preparação dos chás);maceração (a substância vegetal fica em contato com álcool, óleo, água ou outro líquido para dissolver o princípio ativo) ;
sumos ou sucos (espremidos em pano, triturados em liquidificador ou pilão, podendo ser adicionada água ou não);
vinhos medicinais (preparações para dissolver as substâncias vegetais em vinho puro);
poções (soluções onde são agregados xaropes, tinturas, extratos ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • plantas medicinais
  • PLANTAS MEDICINAIS
  • Plantas Medicinais
  • Plantas medicinais
  • Plantas medicinais
  • plantas medicinais
  • Plantas medicinais
  • Plantas medicinais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!