Plantas medicinais utilizadas pela população do município de palmas, região sudoeste do paraná

Páginas: 20 (4809 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PALMAS, REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ

Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná – UNICS
Aline Alves Vegini1
Profa Ms Sandra Inês Adams Angnes2
1. Acadêmica do curso de Farmácia - 9° período - UNICS
2. Professora da disciplina de Química, orientadora do trabalho


RESUMO

As plantas foram os primeirosrecursos terapêuticos utilizados pelos povos. O uso inadequado das plantas medicinais pode originar efeitos adversos, interações medicamentosas, além de retardar o diagnóstico e tratamento apropriado. Assim, o objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento das plantas utilizadas como medicinais por parte da população do Município de Palmas, região sudoeste do Paraná, e posteriormente revisar os dadosquímicos e farmacológicos publicados em literatura científica, o uso terapêutico, forma de preparo e efeitos benéficos a saúde. Foram entrevistadas 101 pessoas, com questionário contendo 13 perguntas. Os questionários forma aplicados no mês de março de 2009, sendo que, 71,29% fazem uso de plantas, 12,50% fazem associação da planta juntamente com algum medicamento alopático, e apenas 15,28%comunicam o médico da associação. A maioria usa a planta na forma de chá (54,84%). A pesquisa mostrou que a população tem conhecimento sobre o uso terapêutico, mas em relação a dose e a forma correta do preparo para o uso da planta, poucos tem conhecimento.


INTRODUÇÃO

A história do uso de plantas medicinais tem mostrado que elas fazem parte da evolução humana e foram os primeiros recursosterapêuticos utilizados pelos povos. Muito antes de aparecer qualquer forma de escrita, o homem já utilizava as plantas, algumas eram utilizadas como alimento e outras como remédio. Tiveram fracassos e sucessos nas suas experiências com plantas, pois muitas vezes, elas curavam e em outras produziam efeitos colaterais severos ou até mesmo matavam. (TOMAZZONI et.al., 2006)
Nas referênciashistóricas sobre plantas medicinais, existem relatos de seu uso em praticamente todas as antigas civilizações. A primeira referência escrita sobre o uso de plantas como medicinais é encontrada na obra chinesa Pen Ts'ao ("A Grande Fitoterapia"), de Shen Nung, que remonta a 2800 a.C. (TOMAZZONI et. al., 2006)
Outros relatos demonstram que, desde 2300 a.C., os assírios, hebreus e egípcios,cultivavam uma diversidade de ervas.. Com estas plantas eles criavam classes de medicamentos. Na antiga Grécia, o valor terapêutico e tóxico das plantas eram muito conhecidos. Hipócrates (460-377 a.C.), denominado o "Pai da Medicina", reuniu em sua obra Corpus Hipocratium a síntese dos conhecimentos médicos de seu tempo, indicando para cada doença a planta medicinal e o tratamento adequado. (TOMAZZONIet. al., 2006)
No século I da era cristã o naturalista latino Plínio, cognominado "O Velho", escreveu extensa obra sobre história natural. Neste mesmo século destaca-se Dioscóride, médico grego, autor da obra sobre medicina e farmácia intitulada "De Materia Medica" que serviu como guia de ensino nestas áreas até a época do Renascimento. Já no século seguinte destaca-se o farmacêutico emédico grego, Galeno, autor de vários livros sobre farmácia e medicina. Através de suas formulações de medicamentos, originou a farmácia galênica. (PINTO, 2002)
A utilização de plantas na Medicina foi praticamente a única terapêutica empregada, até a década de 50, onde surgiram os primeiros
medicamentos contendo extratos de princípios ativos vegetais ou seus derivados sintéticos. (PANIS, 2008)Devido à grande diversidade de plantas medicinais presentes em sua vegetação, a flora brasileira é considerada como uma das mais ricas fontes de substâncias com atividade farmacológica. No entanto, sua diversidade permanece pouco explorada. (PANIS, 2008)
A falta de informações adequadas sobre as propriedades das plantas medicinais (principalmente das exóticas), seu consumo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • região sudoeste do Paraná
  • PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS COMO MATERIAL DIDÁTICO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA.
  • Uso de Antimicrobianos em Clínica Médica, Uso de Antimicrobianos em uma População Urbana e Atividade...
  • Um estudo sobre a produção de plantas medicinais na região da cantuquiriguaçu
  • PERFIL COMPARATIVO DAS PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS PELA POPULAÇÃO E PROFISSIONAIS DE SAÚDE NAS UNIDADES DE SAÚDE NOVA ESPERANÇA...
  • O uso de plantas medicinais e suas implicações na saúde da população
  • Levantamento etnobotânico de plantas medicinais utilizadas na medicina popular da comunidade vila princesa no...
  • Importância de plantas medicinais em sistemas agroecológicos na região da cantuquiriguaçu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!