Plantas medicinais usadas no Assentamento Virola Jatobá no Municipio de Anapu, Pará, Brasil

491 palavras 2 páginas
Área Temática: Etnobotânica.

Plantas medicinais usadas no Assentamento Virola Jatobá no Municipio de Anapu, Pará, Brasil
Jardim. I.N.1, Leandro, Y.A.S1, Oliveira, W.S1, Gavilanes, M.L2
Faculdade de Engenharia Florestal, UFPA. 2Departamento de Biologia, UFLA.

1

Introdução: No campo da medicina tradicional, várias plantas são frequentemente usadas no combate a muitas doenças e, portanto, muito importantes na atenção primária a saúde das pessoas. Pesquisas etnobotânicas como a do presente estudo são importantes na preservação do conhecimento das comunidades tradicionais.
Deste modo, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o conhecimento dos moradores do assentamento Virola Jatobá, municipio de Anapu, Pará sobre plantas medicinais usadas para tratar doenças.
Parte Experimental: Entrevistados 41 moradores nos meses de Janeiro, fevereiro,
Março e Abril de 2013, com idades entre 18 e 81 anos. Cada informante representando uma família da comunidade, escolhida ao acaso e, após explicação da natureza do trabalho e os compromissos éticos da pesquisa, os participantes assinaram o Termo de anuência Prévia. Questionários semi-estruturados, observação direta, turnê guiada e registro fotográficos foram usados para obter informações sobre aspectos socioeconômicos dos informantes, das características botânicas e ecológicas das plantas. Principais temas tratados na pesquisa foram nomes vernáculos, partes usadas das plantas, formas de preparo e indicação de uso das plantas.
Resultados e Discussão: Verificou-se que as condições de trabalho, transporte, moradia, educação e acesso aos serviços de saúde, na comunidade, constituem fatores estruturais distantes dos padrões considerados congruentes a uma condição de vida saudável. O estudo documentou 46 espécies (29 famílias) usadas para fins medicinais pela população rural do assentamento. Folhas e casca são as partes mais usadas nos preparados medicinais e o chá é a principal forma de utilização. As

Relacionados