Plantas Daninhas

Páginas: 6 (1441 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Controle Biológico de Plantas Daninhas

O controle biológico de plantas daninhas tem-se baseado principalmente na utilização de insetos fitófagos e de fungos e bactérias fitopatogênicas como agentes de biocontrole. As plantas daninhas que são alvos de programas de controle biológico são, principalmente, aquelas cujo controle químico ou mecânico é ineficiente ou indesejável, como é o caso dautilização de herbicidas em ambientes aquáticos, ou mesmo impraticável, como o controle de plantas daninhas em áreas de pastagens extensivas. De modo geral, devido à alta seletividade dos agentes de biocontrole, este método tem adquirido maior utilidade quando ocorre uma grande densidade ou predominância de uma espécie de planta daninha em uma determinada área ou região. Para a implementação deprogramas de controle biológico, três estratégias diferentes têm sido empregadas: clássica, bioherbicida ou aumentativa. A escolha da estratégia apropriada depende das características da planta daninha-alvo, da área onde o controle é desejado e dos objetivos do programa em termos de prazo e do nível de eficiência desejada.
O objetivo do controle biológico não é a erradicação de populações inteiras deplantas que ocorrem e determinadas áreas, mas, sim, a redução da sua densidade em níveis aceitáveis ou subeconômicos.
Embora em escala global a importância prática do controle biológico para o controle de plantas daninhas ainda seja secundária, este método de controle tem sido implementado com sucesso e está bem estabelecido em vários países.

Estratégia inoculativa ou controle biológicoclássico
O controle biológico clássico ou estratégia inoculativa é aplicável nos casos de plantas daninhas que foram introduzidas em áreas novas e que estejam estado separadas geograficamente dos seus inimigos naturais nativos. Neste caso, o objetivo do controle biológico não é a imediata redução ou eliminação das plantas daninhas, mas, sim, a redução e a estabilização a longo prazo da densidade deplantas em determinada área. Para que o sucesso do controle biológico clássico seja continuo, não pode ocorrer a erradicação completa das espécies invasoras em uma área ou região, mas, sim, é necessário que uma pequena quantidade de plantas permaneça para viabilizar a sobrevivência dos inimigos naturais das plantas. Esta estratégia está baseada na ideia de que o controle resulta justamente da pressãoconstante dos inimigos naturais sobre os seus hospedeiros, pois parte-se do principio de que tais plantas se tornaram daninhas nos novos ambientes devido, em grande parte, à ausência de pressão dos inimigos naturais nas novas áreas colonizadas.
O sucesso do controle biológico clássico depende da capacidade de autoperpetuação dos agentes nas áreas em que os mesmos foram introduzidos, assim comoda sua capacidade de dispersão natural.
Os exemplos mais importantes de controles biológicos de plantas daninhas com a estratégia clássica são: O controle de Senecio jacobaea e de Carduus nutans nas pradarias dos EUA e do Canadá, assim como o controle das plantas daninhas aquáticas Eichhornia crassipes, Alternanthera philoxeroides e Pistia stratioides no sul dos EUA são os exemplos maisimportantes de utilização de insetos fitófagos no controle biológico clássico (McFadyen,1998). O exemplo mais importante da utilização de fungos fitopatogênicos foi a introdução da ferrugem Puccinia chondrillina do mediterrâneo, onde é nativa, para a América do Norte e a Austrália, como o objetivo de controlar a planta daninha Chondrilla juncea.
A ferrugem Uromycladium tepperianum, nativa na Austrália eintroduzida na África do Sul para o controle de uma espécie de árvore invasora, é um outro exemplo de sucesso do emprego do controle biológico clássico.
Em linhas gerais, a estratégia de controle biológico clássica e eficiente para o controle de plantas daninhas perenes e exóticas que crescem formando estandes densos que cobrem áreas extensivas.
De modo geral, o sucesso ou eficiência do método...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plantas daninhas
  • Plantas daninhas
  • Plantas daninhas
  • plantas daninhas
  • Planta daninha e seu manejo.
  • Plantas Daninhas na Cultura do Feijão
  • Manejo de plantas daninhas
  • Controle Biológico de Plantas Daninhas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!