“PLANTA MEDICINAL”: ETNOBOTÂNCIA E SUA DIVERSIDADE CULTURAL

3386 palavras 14 páginas
“PLANTA MEDICINAL”: ETNOBOTÂNCIA E SUA DIVERSIDADE CULTURAL

AUTOR: JOSÉ DOS SANTOS CORDEIRO JUNIOR
AUTORA: JOYCE JULIETE DE OLIVEIRA
ORIENTADOR: ARNILDO POTT
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
TRÊS LAGOAS/MS - CAMPUS II ppgeo.cptl@ufms.br RESUMO
Morgan (1995) destaca que a Etnobotânica surgiu da geografia, tendo Alphonse de Candolle expandindo a fitogeografia. Em seus trabalhos, enfatizava as origens geográficas e a expansão de plantas cultivadas. Desta forma, o entrosamento entre as disciplinas, trás favoráveis reflexões sobre a introdução de plantas nativas e exóticas nas práticas culturais.
A diversidade biológica, não é simplesmente um conceito que pertence apenas ao mundo natural. Ela também traz uma construção cultural e social. As espécies são objetos de conhecimento, de domesticação e uso, fonte de inspiração para mitos e rituais das sociedades tradicionais e, finalmente, mercadoria nas sociedades modernas.
Populações utilizam das plantas das mais variadas maneiras, tais como: alimentação, vestimenta e abrigo. Estas, por sua vez, representam uma das bases da cultura material da humanidade. Assim, pode se observar que a vegetação é a identidade de uma população, já que por meio dela as pessoas refletem o que pensam e o que são, estabelecendo um vínculo com o meio à sua volta.
A etnobotânica pode servir como auxílio na identificação de práticas adequadas ao manejo da vegetação. Além do mais, a valorização e a vivência das sociedades humanas, ressaltando sua cultura e vivência local. Como também embasar estudos sobre o uso adequado da biodiversidade, incentivando, não apenas o levantamento das espécies, como contribuindo para sua conservação.
Segundo Amorozo (2002), populações locais possuem o seu modo próprio de trabalhar o meio a sua volta. Esta grande gama de informações é ainda muito desconhecida pelo meio científico.
Desta forma, este artigo tem como intuito discutir sobre os

Relacionados

  • Fitoterápicos
    8067 palavras | 33 páginas
  • rffffffffffffffffffff
    10126 palavras | 41 páginas