Planos e eixos

Páginas: 5 (1133 palavras) Publicado: 6 de março de 2015
PLANOS E EIXOS CORPORAIS

Planos são definidos como elementos bidimensionais retilíneos que no corpo humano dividem o mesmo em duas partes.

O plano que divide o corpo em duas partes sendo estas direita e esquerda é denominado de sagital e os movimentos que ocorrem neste plano são denominados, em sua maioria, flexões/extensões.

O plano que divide o corpo empartes anterior e posterior é denominado de frontal e os movimentos corporais que ocorrem neste plano são denominados, em sua maioria, de abduções a aduções.

Por último, mas não menos importante, o plano que divide o corpo em partes superior e inferior é denominado de transversal e neste ocorrem as rotações e supinações/pronações.

Quando estes três planos dividem o corpo empartes proporcionais em termos de massa corpórea, na intersecção destes encontraremos o Centro de Gravidade (CG) do indivíduo. O CG caracteriza-se como o centro virtual de concentração de toda a massa corpórea, ou o ponto de equilíbrio do corpo.

Um eixo tem uma relação perpendicular (90º) com o plano. Para caracterização desta relação basta olharmos uma roda de bicicleta. A roda e osaros formam/constituem o plano da roda, sendo que essa, no seu centro, gira ao redor de um eixo. Uma relação similar a esta entre planos e eixo é estabelecida no corpo humano.

Os movimentos dos segmentos corporais descrevem movimentos rotatórios e como tal rodam ao redor de um ponto, no centro deste ponto encontramos os eixos dos movimentos e estão posicionados nas articulações do corpo.Um exemplo bastante ilustrativo deste fato é a flexão/extensão do cotovelo que ocorre no plano sagital e tem como eixo o látero-lateral posicionado no centro da articulação do cotovelo. Portanto, no corpo humano os eixos posicionam-se nas articulações.

TERMINOLOGIA DOS MOVIMENTOS NO PLANO SAGITAL

Os movimentos que ocorrem no plano sagital são denominados de flexões e extensõesna sua maioria. Para definirmos onde ocorrem as flexões/extensões basta seguirmos as articulações corporais. Assim, iniciaremos pelos MMSS a partir do seu ponto mais proximal (raiz do membro) o ombro, ou articulação glenoumeral.

A partir da posição de ortostase ao realizar um arco de movimento inicial de anteriorização dos MMSS, onde o eixo de rotação localiza-se na articulaçãodo ombro, denominamos tal movimento de flexão. Como este ocorre na articulação do ombro, deve ser chamado, portanto, de “flexão do ombro”.

Na posição de ortostase ao se realizar um movimento de anteriorização do antebraço a partir do eixo do cotovelo denominamos de flexão. O mesmo processo vale para a articulação do punho, metacarpofalangiana e interfalangiana.Ressalto que o arco de movimento de posteriorização (movimento contrário) recebe a denominação de extensão. Assim, temos: extensão do ombro, cotovelo, punho, metacarpofalangiana, interfalangiana.

A articulação do quadril segue o mesmo princípio. Quando anterioriza-se, por exemplo, o segmento coxa a partir da posição anatômica denomina-se flexão do quadril, sendo o movimentocontrário a extensão.

Para a coluna vertebral vale o mesmo. Anteriorizando o tronco temos a flexão que pode ser cervical ou tóraco-lombar (lombo-torácica) o movimento de retorno até a posição anatômica a extensão (cervical ou tóraco-lombar). O movimento além da posição anatômica para trás do corpo é denominado de hiperextensão, que pode ser somente cervical ou somentetóraco-lombar. Se o movimento for executado por toda a coluna vertebral basta os termos flexão, extensão ou hiperextensão).

A articulação do joelho inverte essa dinâmica, pois a partir da posição anatômica, ao posteriorizar a perna com o movimento sendo descrito com eixo a partir do joelho temos a felxão e no movimento contrário a extensão.

No tornozelo, tanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planos e Eixos
  • planos e eixos
  • Planos e eixos
  • Planos e eixos
  • Planos e Eixos
  • Planos e eixos
  • Plano de aula eixo cidadania
  • Planos e eixos anatômicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!