PLANOS geometria discritiva

577 palavras 3 páginas
PLANOS
Assim como as retas, cada plano possui uma posiçãoemrelação aos planos de projeção, ganhando um nome específico de acordo com esta posição, limitando-se também a 7 posições distintas.
Os planos podem ser paralelos, perpendiculares ou oblíquos aos planos de projeção, conforme veremos à seguir: PARALELOS AOS PLANOS DE PROJEÇÃO
São 3 os planos paralelos, um a cada um dos planos de projeção. Para que isto ocorra é necessário que uma das coordenadas seja constante.
Sempre que um plano for paralelo a um dos planos de projeção estará projetado em verdadeira grandeza (VG) e será, obrigatoriamente, perpendicular aos outros dois planos de projeção, tendo sobre eles uma projeção acumulada (PA).
Cada um deste planos conterá as retas paralelas a cada um dos planos de projeção, em número de três, que são as retas de coordenadas constantes.
Planos paralelos ao: π0 π2

π2 π0 π1

π2

π2

π0

π0

π1

π1

π1

2

PLANOS PERPENDICULARES AOS PLANOS DE
PROJEÇÃO
Além dos 3 planos citados anteriormente que eram perpendiculares a 2 dos planos de projeção, temos outros 3 que também são perpendiculares, porém a um só dos planos de projeção estando, no entanto, oblíquo aos outros dois. Por exemplo, o plano que é perpendicular ao π1 está com
PA sobre ele e faz ângulo com os outros dois, estes ângulos estarão representados em sua verdadeira grandeza. Planos perpendiculares ao: π1 π2

π2

π2 π0 π1

π0 π2 π0

π1

π0

π1

Conforme podemos observar nas figuras acima , cada um dos planos está representado por um triângulo, cujos lados são as retas que podem estar contidas nestes planos conforme veremos quando estudarmos cada um dos planos separadamente. O sétimo plano é oblíquo aos 3 planos de projeções.

3

π2 traço em π2 (reta frontal)

α2

π0

traço em π0 (reta de perfil) traço em π1(reta horizontal)

α0

α1 π1 Abaixo temos um quadro sinóptico onde estão analisadas as posições dos planos em relação a cada um dos planos de projeção.
LEGENDA:
perpendicular (PA)
Paralela
(VG)
Oblíqua

Relacionados

  • Projeto de pesquisa realidade aumentada
    3119 palavras | 13 páginas
  • Introducao a economia - draft
    29271 palavras | 118 páginas