Planos econômicos

Páginas: 3 (512 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
PLANO ECONÔMICO E ANO
PRESIDENTE
MOEDA
CARACTERÍSTICAS DO PLANO
CONSEQUÊNCIAS ECONÔMICAS







CRUZADO (1986)José Sarney







Cruzado
O Plano Cruzado foi um plano econômico lançado em 28 de fevereiro de 1986 Tinha como principalobjetivo a redução e controle da inflação, que na época era muito elevada. Principais medidas econômicas do Plano Cruzado: Criação de uma nova moeda, o Cruzado (Cz$), em substituição ao cruzeiro. CadaCruzado tinha o valor de 1.000 Cruzeiros. .Congelamento dos preços de produtos e salários por um ano.

Nos primeiros meses houve o controle inflacionário com o congelamento de preços; Após alguns meses,começaram a faltar mercadorias nos supermercados. Como não podiam reajustar os preços, muitos empresários e fazendeiros resolveram não colocar seus produtos à venda. O resultado foi odesabastecimento no país. No final de 1986, o Plano Cruzado deixou de funcionar e a inflação voltou a crescer.


COLLOR (1990-1991)


Fernando Collor de Mello



Cruzeiro
Substituição doCruzado Novo pelo Cruzeiro; - Congelamento de 80% dos bens privados por 18 meses; Taxas elevadas em todas as transações financeiras; Indexação das taxas; Fim da maior parte dos incentivos fiscais;Preços reajustados por entidades públicas; Câmbio flutuante; Abertura da economia para o comércio exterior; Congelamento temporário dos salários e preços; Extinção de agências do governo para a redução degastos públicos; Estímulo à privatização e início da remoção da regulamentação da economia.

No fim de 1990, a inflação já tinha voltado a crescer e fechou o ano com 1.198%. Para tentar reverter asituação, foi lançado o Plano Collor I, que teve uma série de medidas no mercado financeiro que representaram uma política de elevadas taxas de juros. Com um novo congelamento de preços e salários,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PLANOS ECONOMICOS
  • PLANOS ECONÔMICOS
  • PLANOS ECONÔMICOS
  • Planos economicos
  • Planos economicos
  • Plano Econômico
  • Planos econômicos
  • Planos econômicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!