PLANOS ECONÔMICOS

Páginas: 6 (1348 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014
PLANOS ECONÔMICOS

1. INTRODUÇÃO
No ano de 1985 um novo período se inicia no Brasil e que perdura até os dias atuais, estamos falando da “Nova República”, pois ela trouxe a abertura política no país e o fim do regime militar. A principal meta adotada na “Nova República” foi combater a inflação, a qual se agravou em anos anteriores.
A “Nova República” iniciouse com a economia brasileira em crescimento, com a balança de pagamentoscorrentes equilibrada, ou seja, saldo suficiente para pagar os juros sem necessidades de novos aportes de capital, mas a inflação encontrava-se extremamente elevada. Isso explica o motivo da meta principal ser combate à inflação.
De 1985 até o momento, muitos planos econômicos foram implantados e, sempre visando à queda da inflação.
Neste trabalho,vamos nos deter aos planos econômicos implantados no período de 1985 a 1994 e, esboçar um pouco sobre cada um deles. E, assim entenderemos melhor a ausência de fluxo de capitais externos e estabilização; a fragilidade da política e estabilização; estabilização e crescimento; estabilização de renda.

2. GOVERNOS E PLANOS ECONÔMICOS (Período - 1985 a 1994)
2.1 Governos Sarney (Março/1985a Março/1990)
A Nova República inicia-se com um quadro político conturbado, pois o candidato Tancredo Neves, ganha a eleição indireta no Colégio Eleitoral, mas não chega a tomar posse, vindo a falecer por complicações de saúde. Então, assume a presidência seu vice-presidente, José Sarney.
O ano de 1985 foi marcado por uma série de indefinições e mudanças, em relação a política econômica. Uma dasexplicações é a heterogeneidade do ministério, na área econômica. O Ministro da Fazenda, Francisco Dornelles, era adepto do gradualismo de cunho ortodoxo no combate a inflação, já o Ministro do Planejamento, João Sayad, defendia a o choque heterodoxo. O ano de 1985, ainda apresentava outra dificuldade para fins de estabilização - o crescimento econômico. Dada a recessão no início da década,aexpansão de 1984 ocorrreu sem dificuldades, mas a continuidade de crescimento, pelos efeitosmultiplicadores do aumento das exportações, em um contexto de ampla indexação (financeira, cambial, salarial) tendia a tornar a inflação cada vez mais difícil de ser controlada.
Pode-se dizer que a transição do governo militar para a Nova Republica, foi um tanto complexa. E, o Governo Sarney,enfrentou a dura realidade da alta inflação, deixada pelo governo anterior – ditadura militar. Essa realidade levou ao lançamento de diversos planos econômicos. Sendo eles: Plano Cruzado; Plano Cruzado II, Plano Bresser; e Plano Verão.
2.1.1 Plano Cruzado
Anunciado em fevereiro de 1986 o Plano Cruzado foi à primeira tentativa de estabilização da moeda no país e tinha como objetivo conter ainflação.
As principais medidas adotadas por este plano foram: Conversão Salários: poder de compra nos últimos 06meses, mais abono de 8% e mais “gatilho salarial”, todas as vezes que a inflação atingisse 20%;Congelamento de preços (exceto energia elétrica); Fixação da taxa de câmbio sem desvalorizaçãoprévia; Aluguéis, recomposição por fatores multiplicativos com base na relação de média-pico; Ativos financeiros,diversas regras foram criadas; Não foram estabelecidas metas para as políticas monetárias e fiscais; e Trocada moeda do país – Cruzeiro, pelo Cruzado, onde seria dividido por 1000, ou seja, Cr$ 1.000,00 passaria para Cz$ 1,00.
O Plano Cruzado de imediato atingiu o esperado, ou seja, o controle inflacionário com o congelamento de preços. Mas, após alguns meses, mercadorias começaram a faltar nasprateleiras dos supermercados. Pois, como empresários, produtos, fazendeiros não podiam reajustar os preços, resolveram não colocar seus produtos à venda. E, assim o resultado foi o desabastecimento no país. Além disso, a expectativa de descongelamento de preços estimulava a demanda. As exportações caíam e, as importações aumentavam,esgotando as reservas cambiais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PLANOS ECONOMICOS
  • PLANOS ECONÔMICOS
  • Planos economicos
  • Planos economicos
  • Plano Econômico
  • Planos econômicos
  • Planos econômicos
  • planos economicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!