Planos econômicos brasileiros

Páginas: 10 (2374 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2011
1

PLANOS ECONÔMICOS BRASILEIROS

Plano Collor O plano Collor é o nome dado ao conjunto de reformas econômicas e planos para estabilização da inflaçãofoi, instituído em 16 de Março de 1990, um dia depois de Collor assumir a presidência (1990-1992) e combinava liberação fiscal e financeira com medidas radicais para estabilização da inflação. As principais medidas de estabilização da inflaçãoforam acompanhadas de programas de reforma de comércio externo, a Política Industrial e de Comércio Exterior, mais conhecida como PICE, e um programa de privatização intitulado Programa Nacional de Desestatização, mais conhecido como PND. Planos de estabilização da inflação Três planos separados para estabilização da inflação foram implementados durante os dois anos do governo Collor.

PlanoCollor I O Brasil sofreu por vários anos com a hiperinflação: em 1989, o ano antes da posse de Collor, a média mensal da inflação foi de 28,94%. O Plano Collor procurava estabilizar a inflação pelo "congelamento" do passivo público (tal como o débito interno) e restringindo o fluxo de dinheiro para parar a inflação inercial. Medidas do Plano Collor I 80% de todos os depósitos do overnight, das contascorrentes ou das cadernetas de poupança que excedessem a NCz$50mil (Cruzado novo) foram congelados por 18 meses, recebendo durante esse período uma rentabilidade equivalente a taxa de inflação mais 6% ao ano. Substituição da moeda corrente, o Cruzado Novo, pelo Cruzeiro à razão de NCz$ 1,00 = Cr$ 1,00 Criação do IOF, um imposto sobre as operações financeiras, sobre todos os ativos financeiros,transações com ouro e ações e sobre todas as retiradas das contas de poupança.

2 Foram congelados preços e salários, sendo determinado pelo governo, posteriormente, ajustes que eram baseados na inflação esperada. Eliminação de vários tipos de incentivos fiscais: para importações, exportações, agricultura, os incentivos fiscais das regiões Norte e Nordeste, da indústria de computadores e a criaçãode um imposto sobre as grandes fortunas. Indexação imediata dos impostos aplicados no dia posterior a transação, seguindo a inflação do período. Aumento de preços dos serviços públicos, como gás, energia elétrica, serviços postais, etc. Liberação do câmbio e várias medidas para promover uma gradual abertura na economia brasileira em relação à concorrência externa. Extinção de vários institutosgovernamentais e anúncio de intenção do governo de demitir cerca de 360 mil funcionários públicos, para redução de mais de 300 milhões em gasto administrativos.

Plano Collor II O segundo plano Collor iniciou-se em janeiro de 1991. Ele incluiu novos congelamentos de preços e a substituição do taxas de overnight com novas ferramentas fiscais que incluíam no seu cálculo as taxas de produçãoantecipada de papéis privados e federais. O plano conseguiu produzir apenas um curto prazo de queda na inflação, que retornou a subir novamente em maio de 1991.

Plano Marcílio Plano Marcílio foi considerado mais gradual do que seus antecessores, utilizando uma combinação de altas taxas de juros e uma política fiscal restritiva. Ao mesmo tempo, os preços foram liberados e um empréstimo de US$2 bilhõesdo Fundo Monetário Internacional garantiram as reservas internas. As taxas de inflação durante o Plano Marcílio permaneceram nos níveis da hiperinflação.

3 Plano Real Plano Real foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização econômica, iniciado oficialmente em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da M. P. nº 434. Tal Medida Provisória instituiu a Unidade Real de Valor (URV),estabeleceu regras de conversão e uso de valores monetários, iniciou a desindexação da economia, e determinou o lançamento de uma nova moeda, o Real. O programa foi o mais amplo plano econômico já realizado no Brasil e tinha como objetivo principal o controle da hiperinflação que assolava o país. Utilizou-se de diversos instrumentos econômicos e políticos para a redução da inflação que chegou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planos Economicos Brasileiros
  • Planos econômicos brasileiros
  • Planos econômicos brasileiros
  • PLANOS ECONÔMICOS BRASILEIROS
  • Planos Economicos Brasileiros
  • Planos Econômicos Brasileiros Cruzados
  • planos econômicos brasileiros
  • Planos Econômicos Brasileiros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!